Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO: Há algum tempo Porto Velho tem em seu cenário uma quantidade crescente de terrenos baldios. Cheios de mato, esses mini lixões estão tomando conta de toda a cidade, trazendo mau cheiro, poluição ambiental e visual.
A região central da Capital está tomada pela presença dos terrenos baldios. A maioria está abandonada, com o mato praticamente invadindo as vias. Na imagem acima, este terreno abandonado, fica na confluência das Ruas Paulo Leal e Campos Sales, em pleno centro da cidade.
Segundo a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), esses terrenos baldios em situação de abandono estão sendo catalogados e os proprietários, depois de identificados, respondem a procedimentos administrativos que estão previstos no Código de Postura do Município. A secretaria já fiscalizou 226 terrenos somente na área urbana da Capital.
Em entrevista ao programa A Voz do Povo, o vereador Everaldo Fogaça comentou que estaria propondo ao prefeito Hildon Chaves a implantação do IPTU progressivo, que geraria um aumento no imposto do proprietário do terreno que estivesse nessas condições. “Porto Velho está repleto desses terrenos abandonados, se colocarmos o IPTU progressivo, isso vai diminuir porque as pessoas pensam em mudar quando sentem no bolso”, disse o vereador.
Cabe também aos vizinhos e pessoas interessadas observar qualquer irregularidade em terreno baldio próximo de sua casa ou ambiente de trabalho e denunciar à prefeitura para que esta tome as devidas providências. O contato pode ser feito diretamente com o Departamento de Posturas Urbanas por meio do WhatsApp 3901-3134 ou 0800 647 1390.