Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
PORTO VELHO - RO: Campeão de denúncias, sistema de Regulação do município de Porto Velho tem a função de direcionar os pacientes para consultas de especialidades e exames laboratoriais. A principal reclamação recebida pela população é quanto à demora em entrar em contato com o paciente que está à espera de uma ligação.
De acordo com a secretária municipal de Saúde Marilene Penati, durante entrevista ao programa A Voz do Povo, um dos entraves para a celeridade do serviço prestado pela Regulação é a falta dos próprios pacientes. Ela explica que é importante que em caso de imprevistos o sistema seja avisado, caso haja a necessidade de faltar, pois assim é possível programar outra pessoa para ocupar a vaga naquele dia e com isso as demandas serão aceleradas.
A área que registra a maior quantidade de faltosos é a da Ginecologia. “As mulheres vêm com o encaminhamento para marcar a consulta, nós marcamos e quando chega no dia elas simplesmente não comparecem, não avisam que não vão e acabam tirando a vaga que poderia ser de outra pessoa que iria comparecer”, explicou a secretária.
Marilene conta que depois de passada a data da consulta, a Regulação entra em contato com a paciente para saber o porquê da ausência e as desculpas são inúmeras. “Algumas dizem que não tinha dinheiro para a passagem, outras dizem que não tinham com quem deixar o filho, falam que esqueceu. O serviço liga para a paciente uma semana antes para que possam se programar e depois liga novamente no dia anterior para que elas não esqueçam”, detalhou.