• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 18 de maio de 2024

Prefeitura intensifica ações de combate a queimadas urbanas e rurais em Porto Velho

População tem papel central na denúncia desse tipo de prática; contato é por meio do whatsapp (69) 98423-4092


Assessoria

Publicada em: 21/06/2023 13:13:37 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - “Infelizmente, parte da população ainda mantém o péssimo hábito de usar o fogo como instrumento de limpeza de seus terrenos e quintais, utilizando esse recurso para lidar com folhas e o aumento da vegetação. Sabendo disso, vamos promover, nos próximos meses, o ”Sema Itinerante”, onde vamos levar nossas ações de campanha para dentro dos bairros e comunidades e conscientizar os moradores sobre os malefícios dessa prática”, explica o secretário da pasta.

CRIME AMBIENTAL

Para além das consequências à saúde, as queimadas urbanas e rurais são crimes ambientais e geram multas a quem efetuar esse tipo de prática.

A multa prevista pode variar de 1 a 100 mil UPFs, podendo chegar a R$ 9,4 milhões a depender do impacto causado pelo incêndio na área. A definição fica a cargo de um fiscal que avaliará o dano causado ao meio ambiente.

Segundo a Sema, somente no ano passado, as equipes da Prefeitura conseguiram responsabilizar 429 pessoas autoras desse tipo de crime ambiental. Para chegar a isso, a população acaba tendo um papel central, por meio das denúncias.

“Hoje, Porto Velho conta com canais exclusivos de denúncias. O morador pode fazê-las por meio do telefone (69) 98423-4092, que funciona como whatsapp, com o máximo de provas possíveis, como fotos, vídeos e localização correta para que nossas equipes possam chegar em tempo hábil para o flagrante. Combater queimadas é um dever de todos e um interesse de toda a sociedade”, finaliza o secretário.


Fale conosco