Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
PORTO VELHO, RO: Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta terça-feira (29), recebeu o prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes (PODEMOS), que falou sobre a sua trajetória vitoriosa à prefeitura da capital rondoniense, além de suas metas para o futuro.
Protagonista de uma das maiores viradas eleitorais da história da política brasileira, Léo Moraes venceu uma campanha dada como perdida no início do pleito, mas que culminou como a consagração de seu nome em Porto Velho.
Léo Moraes afirmou que a virada de chave em sua decisão de encarar a disputa à prefeitura de Porto Velho veio com o período em que esteve à frente do DETRAN/RO, quando, segundo ele, sentiu o sonho de assumir a prefeitura acender de forma intensa.
"A partir do momento em que me tornei diretor do DETRAN o meu coração transbordou, ali eu tive certeza de que teria a capacidade de ser gestor". Era uma campanha hostil, atípica e hoje eu sou um prefeito eleito, é Deus que me colocou aqui, agradeço a todos que votaram e ao povo", diz Léo Moraes.
Léo também falou sobre os momentos difíceis em sua campanha, principalmente quando a pesquisa Quest apontou ele com 11% das intenções de voto no primeiro turno, o que, de acordo com ele, foi quando ele mais precisou tirar forças para levantar a sua equipe de campanha.
"Isso me dava um sentimento de impotência e realmente foi um teste de resiliência, superação e perseverança, porque nós conseguimos romper essas barreiras, e hoje eu tive essa oportunidade de ser um prefeito eleito de Porto Velho, que sempre foi um sonho que tive", falou Léo Moraes.
Sobre o esvaziamento de apoiadores em sua campanha, o prefeito eleito garantiu que teve oportunidades de se juntar a outros políticos no período pré-campanha, mas achou, por bem empreitar uma campanha com o apoio de Deus e do Povo.
"Eu tive a oportunidade de realizar aliança com outras lideranças, mas a gente entendeu que era o momento de manter as duas alianças, com Deus e com o povo, isso é, cruza o vale e depois chega à terra prometida, para desempenharmos nosso trabalho baseado na vontade do povo. É um momento de exercer a liderança, juntar os cacos e manter a equipe forte e firme. Eu sei que isso traz uma mensagem que é muito nociva e está fora da margem de erro. Então, passamos por muitas dificuldades no primeiro turno, chegando a não termos condições de promover reuniões durante a noite. Mas não é sobre quem bate e quem ganha, mas sim saber levantar a poeira e seguir em frente", desabafou Léo Moares.
Sobre a visível vitória de Léo Moraes durante os debates promovidos no segundo turno, Léo Moraes afirmou que esses momentos foram os mais esclarecedores durante o pleito, dando oportunidade dos eleitores compararem os candidatos.
"O debate sempre é esclarecedor, às vezes tem candidatura que leva texto pronto, mas isso por si só não se sustenta, então o debate é sempre uma ferramenta de acesso ao poder público", falou Léo Moraes.
O prefeito eleito ainda garantiu que irá atuar de forma intensa no modelo de gestão, que contará com a implantação da Guarda Municipal, concurso público, além de outros pontos apresentados durante a campanha eleitoral.
"Nosso tripé fundamental é baseado em pessoas para que a gente possa viver em Porto Velho, a gente não vive em comunidade, o que eu quero dizer é que a gente vai realizar concurso e colocar a Guarda Civil armada para proteger a comunidade. Nós temos um plano de ação para os três primeiros meses, que é a contratação de médicos, consertos das máquinas. Esse é nosso raio de ação imediato no início, isso além da valorização profissional", se comprometeu Léo Moraes.
Ele ainda deixou claro que a implantação do sistema de educação integral em Porto Velho será fortalecido, trazendo mais opções de ensino e qualificação cientifica e profissional aos jovens.
"Ali a gente vai conseguir aguçar o senso crítico da criança e do adolescente, com aulas de robótica, matemática, copiando o modelo do sistema S, do IFRO, isso além de um programa de estágio para os menores de idade. Vamos criar a secretaria da inclusão para tratar sobre a questão das mães atípicas, além de inibir a violência contra as mulheres", comentou Léo Moraes.
Sobre a possibilidade de ter de encarar uma forte oposição na Câmara de Vereadores, Léo Moraes foi enfático ao afirmar que não espera atrito com a nova composição do Parlamento Mirim, que segundo ele, não são propriedades da oposição e desejam, assim como ele, o melhor os portovelhenses.
"Os vereadores querem o mesmo que eu quero, melhorar a vida dos moradores de Porto Velho, por isso vou trabalhar em parceria com o poder legislativo. Acabou o processo eleitoral, eles não têm coleira, a gente vai ter independência entre os poderes, mas teremos muito mais harmonia do que indiferença. A candidata não manda neles, ela não é a dona deles, existe uma relação de amizade, mas o interesse é atender o povo", finalizou Léo Moraes.
ACOMPANHE A ENTREVISTA COMPLETA AQUI:
LEIA MAIS - Léo Moraes terá a maior oposição da história da Câmara de Vereadores