Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
PORTO VELHO-RO: Há dez anos servindo como um agregador de dados, o Índice de Progresso Social - IPS, financiado pela organização Social Progress Imperative, segue apontando o município de Porto Velho (RO) como a pior capital brasileira no que diz respeito à qualidade de vida oferecida aos seus cidadãos.
Com a pior nota entre as capitais, Porto Velho possui uma pontuação de 57,10 no Índice de Progresso Social, isso em uma escala que vai de zero a cem, ficando bem atrás de capitais como Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Macapá (AP).
O IPS mede pontos estratégicos ao bem-estar do cidadão em uma cidade como acesso ao conhecimento, evasão escolar, saneamento básico, mortalidade infantil, abastecimento de água, acesso à cultura, entre outros.
Esse deverá ser o maior desafio do prefeito eleito Léo Moraes (PODE) nos primeiros anos do seu mandato, uma vez que durante a campanha ele se comprometeu a tirar Porto Velho dessa posição no IPS.
Já Hildon Chaves (PSDB), mesmo com uma das gestões mais bem avaliadas da história, fechará seu mandato como o prefeito da pior capital para se viver, segundo o IPS.