Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024
BRASÍLIA (DF) - O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL) foi o único componente da bancada rodoniense a votar contra o Projeto de Lei 3819/24, que autoriza a NAV, empresa pública brasileira que presta serviços de navegação aérea no país, a criar uma subsidiária para explorar economicamente a infraestrutura e a navegação aeroespaciais no Brasil.
Denominada de Alada, essa empresa aeroespacial é uma ideia do presidente Lula (PT), que assinou a sua criação no último dia 03 de outubro, sendo necessária apenas a aprovação do Projeto de Lei que estabelece as normas da nova subsidiária, conquistada em sessão plenária realizada na Câmara dos Deputados nesta última quarta-feira (27) com a esmagadora maioria de 364 deputados favoráveis. Chrisóstomo foi voto vencido com mais outros 46 parlamentares, que também seguiram voto contrário.
Entre os parlamentares de Rondônia que votaram a favor da criação da Alada, os deputados Fernando Máximo (UNIÃO), Lebrão (UNIÃO), Maurício Carvalho (UNIÃO), Cristiane Lopes (UNIÃO) e Silvia Cristina (PP). O deputado Thiago Flores (REPU), não participou da votação.
Conforme o relator da Lei, deputado Augusto Coutinho (REPU-PE), não haverá aumento de despesa para os cofres públicos com a criação da Alada, uma vez que a sua criação será arcada com os recursos da NAV.
Aprovada, a Lei segue para a sanção de Lula, que soma mais essa vitória no Congresso Nacional.