Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 25 de abril de 2025
PORTO VELHO, RO: Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta terça-feira (17) recebeu o presidente da Federação do Comércio de Rondônia - FECOMÉRCIO, Raniery Coelho, que falou sobre as ações da entidade nesse período de final de ano.
Raniery Coelho se declara um entusiasta do empreendedorismo brasileiro. De acordo com ele, um empresário de sucesso é moldado com base nas boas expectativas de seu trabalho, no otimismo de que as coisas sempre darão certo.
"O empresário que não vive a expectativa cai no descrédito de não ter, de não investir, de não criar, e não tem como enfrentar os percalços, então o empresário tem que estar otimista frente a tudo", falou Raniery Coelho.
De acordo com ele, o ano de 2024 contou com um impacto muito forte no comércio por conta do aumento do ICMS em Rondônia, uma ação que, de acordo com ele, foi tomada a contragosto da FECOMÉRCIO.
"A Federação teve um impacto com o aumento do ICMS em Rondônia, nós tentamos barrar, mas houve infelizmente o aumento, apesar da Federação não aceitar, as coisas acontecem sem que os empresários às vezes possam ter articulado antes com os nossos deputados. A nossa arrecadação vem crescendo e não concordamos com aumentos de encargos, não apenas no âmbito estadual, mas também no âmbito federal", falou Raniery Coelho.
Para Coelho, os empresários foram extremamente castigados com a pandemia, além de outras situações ao longo dos últimos anos, tornando vital para a categoria a ação do poder público em defesa do empresariado.
"Toda empresa trabalha com gastos, eu acho que o poder público deveria fazer uma reflexão do que realmente é importante para a população, não desvalorizando o empresário, sendo a base de sustentação da economia. Os empresários já foram sacrificados com a pandemia, mas nós temos que acreditar que fazemos a diferença no Brasil. Nós não queremos ser o dono da verdade, apenas queremos participar das decisões junto ao governo do Estado. O governador e seu vice são parceiros, eles veem com bons olhos a FECOMÉRCIO participar dos debates sobre os rumos do estado", relatou Raniery Coelho.
O presidente da FECOMÉRCIO destacou a importância da sociedade em valorizar o comércio local e repensar nas compras on-line que são realizadas em detrimento da economia do Estado.
"As pessoas precisam valorizar as empresas locais, porque existem mulheres de trabalhadores que precisam dessa conscientização. As compras online feitas fora do Estado não geram renda, emprego, não dão ganho nenhum ao cidadão do Brasil. As compras on-line sempre contam com sites duvidosos e mesmo com todo o aparelhamento, acabam atrasando em alguns casos. Nós temos que repensar essa questão, porque é uma questão que vai prejudicar a sociedade no futuro", alegou Raniery Coelho.
A parceria entre o comércio e o setor público foi um dos pontos abordados por Raniery Coelho, que destacou os cursos de capacitação disponibilizados à sociedade rondoniense.
"Nos últimos dez meses, foram registrados mais de onze mil empregos de carteira assinada em Rondônia, isso acontece por conta do diálogo do Governo com o setor. Eu acho que o setor produtivo, juntamente com o setor público, apenas andam se estiverem alinhados. O sistema fecomércio oportuniza isso através do curso de menos aprendiz para capacitar esses jovens profissionalmente. Isso é importante para o crescimento da pessoa, que tem necessidade de aprender", comentou Raniery Coelho.
A injeção de recursos no final de ano para o comércio de Rondônia, com o pagamento dos salários e décimos terceiros, é motivo de boa expectativa para o presidente da FECOMÉRCIO.
"A expectativa é das melhores, o próprio governo do estado vai impulsionar na ordem dos R$ 400 milhões, então o reflexo está aí. Nós temos até o dia 20 para pagamentos aos comerciários, nós precisamos acreditar que as coisas vão melhorar", argumentou Raniery Coelho.
Ao final, Raniery Coelho ainda convidou à população para prestigiar o comércio da avenida Sete de Setembro em um evento que acontece neste próximo domingo (22).
"Precisamos de um projeto em quatro mãos para revitalizar o centro da cidade, tem muitos prédios que dá para serem utilizados para habitação, se a população voltar a frenquentaer e morar no centro, os comércios retornam. Convido a todos para estarem neste domingo na Sete de Setembro, para valorizar o nosso primeiro centro comercial", finalizou Raniery Coelho.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA AQUI: