• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 20 de dezembro de 2024

Deputada de Minas Gerais sai em defesa de índios de Rondônia

A deputada Célia Xakriabá (PSOL) alertou sobre a hidrelétrica em Machadinho do Oeste


Redação

Publicada em: 19/12/2024 09:39:58 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - A deputada do estado de Minas Gerais, Célia Xakriabá (PSOL), partiu em defesa dos índios estabelecidos dentro do território rondoniense que estão vivendo em situação de risco por conta do estudo da instalação de uma hidrelétrica.

Conforme a deputada, nove aldeias, além de sete povos isolados, estão correndo risco de serem destruídos com a aprovação dessa hidrelétrica. A congressista ainda alertou para a necessidade da descarbonização no Brasil.

"Nós precisamos discutir a descarbonização da nossa mente, porque se o clima está mudando, a transição energética não pode seguir impune. Você sabia que lá em Rondônia está discutindo um projeto de hidrelétrica que vai atingir nove aldeias indígenas, e que, inclusive, vai atingir povos isolados", disse a deputada Célia Xakriabá.

Pouco falado pelos deputados rondonienses no Congresso Nacional, esses índios vivem na região de Machadinho do Oeste, interior do Estado. De acordo com um estudo produzido pelo instituto Infoamazonia, ao menos sete grupos isolados vivem nessa região, são eles Piripkura, Kaidjuw, Cachoeira do Remo, Igarapé Preto, Serra da Providência, Rio Maici e Manicorezinho.

Os estudos para a hidrelétrica seguem com pouco conhecimento da sociedade.


Fale conosco