Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 3 de janeiro de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta segunda-feira (30) recebeu o ex-Senador Amir Lando (MDB) para realizar um balanço político do ano de 2024 no estado de Rondônia.
Dotado de um conhecimento diferenciado em comparação a quase todos os políticos rondonienses da atual geração, Amir Lando é capaz de enxergar pontos na engrenagem política do Estado, que apenas se torna perceptível apenas para homens públicos com a sua experiência.
"A vitória de Léo Moraes é o fato mais importante do ano, houve um triunfo da consciência do eleitor que viu que não dava para apenas um grupo dominar tudo, o portovelhense tem autoestima, mostrou que sabe valorizar a si próprio", falou Amir Lando.
O ex-senador Amir Lando comentou sobre o prêmio recebido neste último final de semana pela Federação Nacional dos Comunicadores. De acordo com ele, a comunicação sempre foi parceira na sua trajetória de construção política do Estado.
"Quero saudar a FENACOM e agradecer essa homenagem muito especial, eu acho que faço parte desse contexto em que não houve nem excesso e nem o esquecimento do meu nome. Para mim, a comunicação é fundamental, ela transformou o mundo", disse Amir Lando.
De acordo com Amir Lando, os jovens rondonienses precisam de uma qualificação urgente para o mercado de trabalho, porém isso apenas será possível com um planejamento industrial de Porto Velho.
"Hoje o mundo moderno exige mão de obra qualificada, isso é fundamental para serem criados novos postos de trabalho. Nós temos que planejar o desenvolvimento industrial do Estado, não podemos viver apenas do setor primário, sendo o agronegócio. Eu quero dizer que está na hora de criarmos uma cidade virtual dando ênfase ao jovem", falou Amir Lando.
Entusiasta da modernidade, Amir Lando não deixa de destacar que é necessário retornar com os espaços públicos de qualidade à população, como praças, conchas acústicas, entre outros.
"A nossa cidade se tornou ácida, faltam espaços coletivos. A praça é muito mais que um espaço comum, é um local de encontro, troca de relações, eu acho que nós temos que dar segurança pública e propiciar o retorno da sociedade a esses locais", falou Amir Lando.
Sobre a épica batalha travada na Justiça pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB) na tentativa de inaugurar rodoviária antes do final do seu mandato, o ex-senador Amir Lando garantiu que o tema não merece o destaque que vem sendo dado, uma vez que independente de quem fez, trata-se de um serviço que será apresentado à população.
"Eu acho que é uma querela de pouca importância para tomar um espaço tão grande. É um serviço público que será colocado à disposição da população, então, hoje, com a definição do Poder Judiciário, resta apenas cumprir a determinação", argumentou Amir Lando.
Com relação à possibilidade de assumir o comando estadual do MDB, Amir Lando alegou que está disposto para trabalhar no resgate da legenda, que vem sofrendo desgaste com a saída de seus dois deputados federais eleitos em Rondônia.
"Eu estou aqui para servir, se é para resgatar o MDB eu estou aqui. O MDB nasceu para ser grande, não um partido nanico. Nós temos uma história que não podemos jogar no lixo, dá para resgatar. A história de Rondônia se fez com governadores do MDB, não podemos jogar isso na lata do lixo", disse Amir Lando.
Para finalizar, Amir Lando ainda garantiu que Léo Moraes se dará bem à frente da prefeitura de Porto Velho caso atenda de forma eficaz os principais problemas da cidade. Ele ainda alegou que Porto Velho precisa de uma gestão "carinhosa" com todos os detalhes da cidade.
"Porto Velho precisa de uma administração carinhosa, uma administração que olhe a sua população na totalidade. A cidade é deficiente em tudo, precisamos de uma administração dinâmica, eficiente e voraz para realizar as necessidades fundamentais da nossa gente. No geral, é pegar os pontos mais críticos, como saúde, saneamento e limpeza, porque é uma cidade que está abandonada nesse ponto", finalizou Amir Lando.
Confira o programa A Voz do Povo na íntegra: