Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 7 de janeiro de 2025
PORTO VELHO (RO) - O desabamento do prédio histórico localizado no Centro de Porto Velho neste último domingo (5), trouxe à tona o alerta sobre a precariedade das estruturas históricas estabelecidas ao longo das avenidas Sete de Setembro e Presidente Dutra.
Esse incidente aconteceu em um domingo e não passava ninguém no local no momento do desabamento, fato que possibilitou que não houvesse qualquer vítima do acidente, que atingiu quatro lojas e poderia ser uma tragédia, casso ocorresse em um dia de movimento na região.
De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLAN, de todos os edifícios localizados no centro histórico de Porto Velho, 35% deles possuem mais 70 anos de edificação, o que exige uma fiscalização constante dos órgãos competentes, o que provavelmente não estaria ocorrendo no local da estrutura que acabou cedendo.
A Defesa Civil afirmou que um laudo sobre as condições do desabamento já está sendo confeccionado e deve ser apresentado as autoridades na próxima quarta-feira (8), a responsabilização pode ser imputada justamente aos órgãos que não promoveram a devida fiscalização.
Pela manhã desta segunda-feira (6), o prefeito Léo Moraes (PODE) já havia promovido a ação de limpeza do espaço, porém, o prédio segue isolado para a realização do trabalho da perícia.