Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 7 de janeiro de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta segunda-feira (6) recebeu o historiador Beto Reis Peixoto, que falou um pouco sobre a história do estado de Rondônia, que completou 43 anos neste último sábado (4).
De acordo com Beto Peixoto, o estado de Rondônia, mesmo sendo considerado recente, é repleto de histórias fascinantes que permeiam a história do Brasil e do mundo.
"É um estado novo comparado aos outros, mas é cheio de história. Nós tivemos vários acontecimentos aqui. O estado de Rondônia é criado na Lei de 22 de dezembro de 1981, porém, foi no dia 04 de janeiro de 1982 que o estado foi instalado. É sempre bom o rondoniense saber diferenciar essa questão", disse Beto Reis.
Com a nova constituição de 1946, se tornaram possíveis os representantes dos territórios na Câmara Federal, daí veio o primeiro congressista rondoniese, o Coronel Aluízio Ferreira, que, de acordo com Beto Peixoto, é um nome que deveria ser mais exaltado na história de Rondônia.
"Aluizio ferreira é uma figura esquecida da nossa história, ele trouxe em 1940 o presidente Getúlio e a partir daí se começa a planejar o estado de Rondônia. A partir desse ponto, nós ganhamos uma política de elevação, mesmo estando em plena Segunda Guerra Mundial, que reativou os seringais da Amazônia, levando à criação do território de Guaporé, que hoje é Rondônia", falou Aluízio Ferreira.
Ainda de acordo com Beto Reis, o estado de Rondônia não foi batizado inicialmente com esse nome por conta de uma negativa do Marechal Candido Rondon, que era oposição ao governo Getúlio Vargas, que instituiu o território federal do Guaporé.
"Rondon havia sido preso com Getúlio Vargas por ser um legalista e não aceitar o golpe de 1930, então acredita-se que essa homenagem não foi aceita de início pelo Marechal Rondon, sendo o território batizado inicialmente de Guaporé", destacou Beto Reis.
Confira o programa A Voz do Povo na íntegra: