• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 8 de janeiro de 2025

"A fé é a forma como você enxerga o outro", diz pastor Aluízio Vidal

Pastor e professor, ele falo sobre a sociedade rondoniense e sua espiritualidade


Redação

Publicada em: 08/01/2025 09:52:23 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo advogado e jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta terça-feira (7) recebeu o pastor e psicólogo Aluízio Vidal, que falou sobre temas que relacionados a sociedade rondoniense que envolvem a psicologia e a questão espiritual.

Nome conhecido no meio pastoral, político e acadêmico de Porto Velho, Aluízio Vidal considera que a eleição de 2024 mostrou uma renovação na política da cidade, que teve dois jovens e atuantes disputando o segundo turno.

"Nós temos uma renovação de lideranças políticas no Estado, tivemos a disputa no segundo turno de dois jovens, então tem muita coisa boa nisso. O Léo é um jovem político, ele tem a veia política, tem uma liderança natural e, obviamente, que ficamos cheios de expectativas e torcendo por ele", disse Aluízio Vidal.

A divisão da sociedade rondoniense por conta da esquerda e da direita na política nacional foi abordada por Aluízio Vidal como um fator positivo, desde que haja respeito à opinião contrária.

"A gente tem agora uma direita mais organizada, que se manifesta com orgulho, isso é bom, é um evento político interessante, mas precisamos evoluir politicamente para não sermos apenas lulistas e bolsonaristas, precisamos ser orientados por ideias e não por pessoas. Isso é resultado da imaturidade política, as pessoas confundem suas dores e projetam contra o outro", falou Aluízio Vidal.

A falta de Deus no âmago da sociedade atual, que está entregue a um declínio moral de seus princípios e costumes, foi abordada por Aluízio Vidal como uma consequência do afastamento do espiritual no coração das pessoas.

"A sociedade ocidental fica na ânsia de se tornar uma sociedade laica, ela se propôs a ser uma sociedade antirreligiosa e perdeu o temor ao Senhor, o qual é o princípio da sabedoria. Quando isso acontece, a pessoa começa a viver sem rumo, e quem não sabe onde quer chegar, qualquer vento é vento bom. Quando eu perco a noção do ilimitado, eu passo a ser preso profundamente pelo limitado", argumentou Aluízio Vidal.

O pastor Aluízio Vidal também fez questão de ressaltar o seu entendimento sobre o que é a fé, que segundo ele, se trata da forma como o cristão enxerga os seus irmãos, e não em doutrinas ou regimentos.

"A minha fé só se torna real na minha relação com o outro. Se eu digo que amo a Deus a quem não vejo e não amo meu irmão a quem vejo, a fé ficou sem sentido. A minha fé não se manifesta só pelo meu bradar, ela se manifesta em como eu olho o outro", relatou Aluízio Vidal.

Por fim, Aluízio Vidal ainda declarou que o meio político é um dos meios mais propícios para a propagação do pecado e da corrupção, uma vez que se trata de poderes humanos, imperfeitos e propensos a erros.

"O ambiente político é o espaço onde tem mais espaço para a corrupção, gente que ontem não era ninguém, dois mandatos depois ele é rico e assume o poder, é uma coisa que não dá para compreender, e a sociedade bate palma para quem se tornou grande da mesma maneira e reclama das mesmas coisas, o Congresso Nacional é a cara do Brasil", finalizou Aluízio Vidal.

Confira entrevista na íntegra:


Fale conosco