Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 22 de abril de 2025
PORTO VELHO (RO) - Mesmo vivendo uma expansão econômica por conta do significativo avanço do agronegócio, o estado de Rondônia segue apresentando índices dignos de regiões subdesenvolvidas, onde seus moradores são acometidos pelas necessidades mais básicas como a falta de água, esgoto, habitação digna, acesso à cultura, entre outros pontos que medem a forma a qual vive os habitantes de uma cidade.
Com base em dados que medem justamente esses aspectos da vida dos moradores de cada estado brasileiro, o relatório 2024 do Índice de Progresso Social - IPS/Brasil apontou que o estado de Rondônia tem a terceira pior qualidade de vida entre todos os entes da Federação.
Conforme o ranking do IPS, Rondônia só ganha em qualidade de vida dos estados do Pará e do Acre. Entre os pontos mais críticos que colocam Rondônia nessa condição estão a questão sanitário, a precariedade no sistema de ensino e ineficiência da segurança pública, que leva ao caos e medo.
Os dados foram apresentados em relatório que contou com a participação do InAmazon e do Centro de Empreendedores da Amazônia.