Fundado em 11/10/2001
porto velho, segunda-feira 3 de fevereiro de 2025
PORTO VELHO, RO: A campanha de vacinação realizada pela Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), seguindo determinação do Governo Federal, estendeu a campanha até 31 de julho de 2025 em todas as unidades básicas de saúde do município.
A Semusa alerta que a campanha foi prorrogada, mas as doses que vieram para o grupo prioritário foram abertas para a população em geral. Independentemente da data prevista pelo Ministério da Saúde, a Prefeitura vai encerrar a campanha quando os estoques acabarem. É importante que o grupo prioritário tome a vacina para reforçar a imunidade e prevenir as complicações da gripe e de outras doenças relacionadas.
Conforme a coordenadora de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes, a campanha em Porto Velho teve início em setembro de 2024, tendo como público-alvo o grupo prioritário as gestantes, pessoas com idade acima dos 60 anos e ainda crianças menores de 5 anos de idade. “Você que não recebeu a vacina de setembro e pertence ao grupo prioritário pode procurar, de segunda a sexta-feira, uma das nossas unidades de saúde, de 8h às 18h, e no Porto Velho Shopping, no horário do centro comercial, de 10h às 22 horas”.
A coordenadora lembrou que "a doença é grave e pode levar a óbito, a imunização é a única maneira de prevenir a doença, principalmente no período chuvoso, quando os casos e complicações das doenças respiratórias aumentam, pois a pessoa sem vacina fica vulnerável. Estamos realizando plantões nos fins de semana, para reforçar ainda mais os atendimentos à população”, completou.
De acordo com o secretário da Semusa, Jaime Gazola, o número baixo de pessoas prioritárias não vacinadas pode ser atribuído ao fato de que a campanha, que estava prevista para abril de 2025, foi antecipada para setembro de 2024 e talvez essa mudança tenha confundido a população. “Reiteramos a importância desta imunização. Você que não tomou a dose até agora, precisa procurar uma das nossas unidades de saúde para atualizar sua vacinação”, explicou.
“Estamos ampliando o horário, levando para os residenciais. Estamos vendo horários diferenciados, fazendo nos hospitais, nas instituições, abrigos. A vacina está disponível, precisamos apenas que as pessoas nos procurem. Quem não se vacinar até 31 de julho somente poderá tomar a vacina em setembro deste ano”, reforçou o titular da Semusa.