Fundado em 11/10/2001
porto velho, quinta-feira 13 de fevereiro de 2025
PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta quinta-feira (13), o Comandante da Policia Militar de Rondônia, Coronel Regis Braguin, que falou sobre as ações tomadas desde o início da explosão de ataques terroristas promovido por facções criminosas em Porto Velho (RO).
Conforme o Coronel Regis Braguim, as ações promovidas pela Polícia Militar em Rondônia alcançaram resultados positivos, mostrando eficiência, dinamismo e inteligência em todas as ações executadas. Ele ainda destacou que o Estado foi atacado justamente por conta do bom trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Batalhão de Combate ao Crime Organizado - BPTAR.
"A intensidade do combate ao crime tem sido cada vez mais bem sucedidas, principalmente pela atuação do BPTAR, onde houve uma ordem da facção de atacar o Estado e isso causou um efeito nos condomínios populares em uma tentativa de medir forças por meio de atentados terroristas, mas a Polícia Militar agiu de forma dinâmica, enérgica e estratégica, reestabelecendo a ordem pública em quatro dias", disse o Coronel Regis Braguim.
Sobre as medidas tomadas durante o momento mais crítico da explosão de violência em Porto Velho no último mês de janeiro, o comandante da PMRO afirmou que foi uma atuação histórica das forças de segurança em Porto Velho.
"Foi histórico, no mês de janeiro nós tivemos dias sem ocorrência de roubo e furto em Porto Velho, um fato que nunca aconteceu, então foi uma medida adequada e justa para garantir a ordem em nossa cidade. Nós prendemos os envolvidos na morte do policial e seguimos nas buscas de pessoas estratégicas nas ações dessas organizações criminosas, o trabalho não para", disse Regis Braguin.
A parceria dos trabalhos da Policia Militar com o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (PODE), também foi destacada pelo Coronel Regis Braguim, que alegou que essa integração já está encaminhando a construção de um novo batalhão dentro do condomínio popular Morar Melhor.
" O prefeito tem demonstrado uma visão muito dinâmica e uma celeridade para que as coisas aconteçam, ele acatou o nosso projeto de estabelecer uma sede de Batalhão na entrada do Morar Melhor em um terreno da prefeitura. O prefeito está participando da ativação do projeto desse prédio", garantiu Regis Braguin.
As críticas feitas contra uma possível falha na inteligência da Polícia Militar foram rechaçadas pelo comandante Braguim, que alegou que Rondônia possui uma estrutura invejável em seu departamento de inteligência.
"Não teve falha de inteligência, o Estado trabalha dentro da Lei, eu poderia ter equipamento para grampear as facções, mas isso apenas pode ser realizado com permissão legal. Nossa inteligência trabalha muito bem, ela é o nosso vetor principal de ação de segurança", comentou Regis Braguim.
Por fim, o Coronel Regis Braguin afirmou que pessoalmente tem um posicionamento contrário à implantação da Guarda Civil em Porto Velho, mas ele garante que está comprometido em oferecer todo o suporte necessário à prefeitura de Porto Velho neste projeto.
"Nós temos um posicionamento de que não é necessário a Guarda Civil, a implantação do bico legalizado já supre esse problema. A Guarda Municipal não tem poder de polícia, a questão é que não dá para querer substituir. Isso precisa ser bem construído e estou compromissado com o prefeito Léo Moraes em apoiar esse projeto", finalizou Regis Braguin.