Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 21 de fevereiro de 2025
PORTO VELHO, RO - Com previsão de começarem a operar a partir do próximo mês de março, os radares instalados em diversos pontos de Porto Velho estão passando por uma série de adequações para cumprir a determinação do prefeito Léo Moraes, de que todos esses pontos estejam devidamente sinalizados.
Para que os motoristas tenham condições de se atentar às regiões onde estão dispostos os radares, a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) vem instalando sonorizadores, que estarão fixados aproximadamente 50 metros antes de chegar no ponto de atuação do radar.
Fixados com as cores verde e branco, esses sonorizadores alertarão os motoristas que possam estar acima da velocidade permitida, para que assim eles tenham um tempo de frenagem para evitar a aplicação da multa pelo radar, que sempre ficará disposto a uma distância aproximada de 50 metros do sonorizador.
"Esses sonorizadores serão feitos de termoplástico de oito milímetros e servirão como uma espécie de último aviso para que os motoristas possam reduzir a velocidade e evitar ser multado. Todas essas informações estão sendo repassadas através do trabalho de blitz informativa", afirmou Iremar Lima, secretário da Semtran.
Vale ressaltar que esses radares, a partir do momento em que forem ativados, passarão a aplicar multas por excesso de velocidade, desrespeito ao sinal de trânsito e à faixa de pedestre. Entre o período das 23h às 5h, os semáforos ficarão abertos de forma intermitente, porém os radares seguirão multando para quem exceder os limites de velocidade estabelecidos em cada região, que vão até 60 km/h.
SEGURANÇA NO TRÂNSITO
O radar eletrônico tem como principal função monitorar e controlar a velocidade de veículos nas vias públicas para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
JUSTIÇA SOCIAL
Como forma de promover uma justiça social, no final de janeiro, o Decreto nº 20.762 oficializou a suspensão do serviço de fiscalização de trânsito por radares eletrônicos e determinou o ajustamento técnico do sistema de monitoramento. Todos os radares passaram por aferição.
Além disso, o prefeito Léo Moraes também anulou mais de 114 mil multas aplicadas indevidamente desde 26 de dezembro do ano passado e determinou o ajuste no limite máximo de 50 e 60 quilômetros por hora nas vias monitoradas. Antes, o limite era 30 e 40 quilômetros por hora, o que causava transtornos para a população e dificultava o fluxo do trânsito.
CRUZAMENTOS QUE SERÃO MONITORADAS PELOS RADARES: