Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 26 de fevereiro de 2025
Na manhã desta quarta-feira (26), o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, concedeu uma coletiva à imprensa para esclarecer os pontos do Projeto de Lei que institui a criação da Atividade Delegada, uma ação que irá integrar o Estado e Município na garantia da segurança pública aos cidadãos porto-velhenses.
Aprovado em duas votações na Câmara de Vereadores, o projeto garante a contratação de policiais militares, civis e penais que demonstrarem interesse em exercer essa função, que contará com o pagamento de gratificação custeado pela prefeitura de Porto Velho, que será depositado diretamente na conta do policial por meio de parceria com o Governo do Estado
"Quero agradecer o apoio dos vereadores que, rapidamente, tramitaram essa proposta dentro do parlamento, mostrando empenho na melhoria da qualidade de vida do cidadão rondoniense. Também destaco o trabalho do Governo do Estado, que, através da Sesdec, mostrou ser um aliado fiel no cumprimento da nossa missão de levar segurança aos moradores da nossa capital", destacou Léo Moraes.
O prefeito garantiu que um chamamento público será aberto aos policiais que tiverem interesse em atuar na atividade delegada, e o valor da gratificação será disposto em decreto que será publicado pelo Executivo Municipal. Ele ainda fez questão de afirmar que essa é a primeira articulação para a implantação da tão aguardada Guarda Municipal.
"Sabemos que a farda faz toda a diferença, por isso, confiamos que esse é o primeiro passo a implantação da nossa Guarda Civil, mas de primeiro momento, essa atividade delegada irá dar um bom fluxo no trabalho da segurança pública, que já vem mostrando uma reação positiva em Porto Velho", afirmou o prefeito Léo Moraes.
O Município de Porto Velho formalizará um convênio com o Estado de Rondônia para regulamentar a atuação dos policiais militares, penais e civis para a execução da atividade delegada municipal.