• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 10 de dezembro de 2025

Tribunal de Justiça revoga prisão de alvo da Ouro de Areia após dois meses detido

Com a decisão, José Augusto passa a responder ao processo em liberdade, porém sob monitoramento eletrônico e com restrição de acesso a órgãos públicos...


Redação

Publicada em: 10/12/2025 09:20:37 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - O ex-funcionário público José Augusto Diogo Leite deixou a prisão nesta segunda-feira (8) após decisão da 2ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia. A maioria dos desembargadores entendeu que já não existem mais os elementos que justificaram sua detenção, ocorrida em 17 de outubro. Apenas o desembargador Miguel Mônico divergiu.

Com a decisão, José Augusto passa a responder ao processo em liberdade, porém sob monitoramento eletrônico e com restrição de acesso a órgãos públicos. Para o colegiado, pesou o fato de ele já ter sido desligado do cargo e de a denúncia criminal estar em andamento no Judiciário.

A prisão de José Augusto ocorreu durante a Operação Ouro de Areia, conduzida pela 2ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco 2). A investigação apura um esquema que envolveria servidores fantasmas, empréstimos fraudulentos e possível atuação de um grupo organizado para cometer crimes como estelionato, peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Na mesma operação, outro nome citado foi Edervan Marcolino Neves, irmão do deputado estadual Edevaldo Neves, que também figurou entre os investigados.


Fale conosco