Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
RONDÔNIA - É possível denunciar crimes ambientais ao Governo de Rondônia pela internet, telefone, por e-mail e pessoalmente, através da Ouvidoria Ambiental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam. Um espaço para o usuário realizar reclamações, solicitações, elogios, sugestões, pedidos de informações e registro de denúncias sobre ações ilícitas ambientais, que agora retorna com o número da Discagem Direta Gratuita (0800 666 1150).
A Discagem Direta Gratuita (DDG), ou 0800 como é popularmente conhecida, é um serviço que possibilita ao cidadão entrar em contato com a Sedam gratuitamente, sem qualquer custo ao usuário. Desta forma, um importante recurso de suporte a quem procura os serviços ofertados pela secretaria.
A Sedam, por meio da ouvidoria ambiental, atende casos de desmatamento ilegal, queimada ilegal, poluição de rios, represamento de curso de rios, extração de recursos minerais, emissão de efluentes, garimpo e licenciamentos irregulares, dentre outras manifestações dos cidadãos.
“Esta é mais uma ação para ampliar os canais de comunicação com a população rondoniense, colocando em evidência a preocupação em promover a participação social, desta forma, contribuindo para a eficiência da gestão pública”, destacou o governador do Estado, Marcos Rocha.
ACOMPANHAMENTO
Para que a denúncia ou solicitação de fiscalização ambiental possa ser atendida, é necessário fornecer algumas informações de suma importância. Tais como: descrever se a manifestação é anônima ou identificada, tipo de ilícito, relatar os fatos de maneira detalhada, identificação do local denunciado (município, linha, lote, quilômetro, ponto de referência e imagens), e principalmente fornecer a coordenada geográfica do local, para que sejam gerados documentos imprescindíveis às equipes que realizam as fiscalizações in loco, consigam lograr êxito.
De acordo com a ouvidora da Sedam, Tatiana Ribeiro de Matos, “É importante que o usuário ao registrar uma demanda, forneça o maior número de informações do local denunciado, para que as equipes fiscalizatórias consigam fazer os atendimentos das denúncias de forma mais célere”, finalizou Tatiana.
Havendo a necessidade de vistoria/fiscalização in loco, a demanda é encaminhada para a devida área técnica ou unidade responsável pela averiguação dos fatos.
OUVIDORIA DA SEDAM
Para registrar denúncia na Ouvidoria da Sedam, basta acessar um dos canais de atendimento disponíveis por telefone, e-mail e pessoalmente, disponibilizados também na página inicial do site institucional da Sedam, como a plataforma FALA.BR, com horário de atendimento das 7h30 às 13h30, de segunda a sexta-feira.