• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024

Crianças ainda podem ser vacinadas com a Pfizer Baby e Agevisa chama atenção para baixa cobertura vacinal infantil

As vacinas Pfizer Baby destinadas a crianças de 6 meses a menores de 5 anos devem ser utilizadas no esquema vacinal completo


rondonia.ro.gov.br

Publicada em: 06/01/2023 11:23:03 - Atualizado

RONDÔNIA- O Governo do Estado de Rondônia recebeu e distribuiu aos municípios, até o início de janeiro, 10 mil doses da vacina Pfizer Baby para serem utilizadas no esquema completo (1°, 2° e 3° doses). As vacinas Pfizer Baby são destinadas a crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

O governador Marcos Rocha ressalta que assim que as vacinas são recebidas, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa já atua para que os imunizantes cheguem aos municípios. “Além do transporte das vacinas até as Regionais de Saúde, o governo também faz a supervisão, orientação e capacitação dos profissionais”, pontuou

A coordenação estadual de imunização da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa informou que as crianças a partir de 3 anos de idade, também foram vacinadas com os últimos estoques da Coronavac. “Não temos mais estoques de Coronavac no Estado, e não existe previsão de compra pelo Ministério da Saúde – MS, neste caso todas as crianças que atendem ao público-alvo, estão sendo vacinadas com o imunizante da Pfizer”, disse o assessor técnico da coordenação estadual de imunização, Sid Orleans.

COBERTURA VACINAL

Uma das preocupações dos técnicos da Agevisa trata-se da baixa cobertura vacinal em crianças. Conforme os dados oficiais do LocalizaSus, painel do Ministério da Saúde de onde os dados referentes à vacinação contra a covid são extraídos, até o dia 4 de janeiro, foram aplicadas 917 doses de vacina Pfizer Baby em crianças de 6 meses a 2 anos, e 6.507 doses de Coronavac/Pfizer Baby em crianças de 3 a 4 anos. Um total de 7.424 doses aplicadas em crianças de 0 a menor de 5 anos.

Os bebês estão inseridos na faixa etária estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 6 meses a menores de cinco anos. Nesta faixa etária, o Estado de Rondônia tem como estimativa populacional 119.471 crianças.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, chama atenção para a necessidade da imunização como forma de reduzir as formas graves da doença. “Sabemos que a vacinação de crianças é de responsabilidade exclusiva dos pais, entretanto, como vigilantes da saúde pública temos apoiado os municípios, que são os responsáveis pela administração dos imunobiológicos enviados pela Rede de Frio Estadual”, afirmou.


Fale conosco