• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 10 de novembro de 2024

Município trabalha campanha “Não desvie o olhar” Denúncias devem ser feitas através do disque 100

Objetivo é enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes


https://www.portovelho.ro.gov.br/artigo/37774/carnaval-municipio-trabalha-campanha-nao-desvie-o-olhar

Publicada em: 01/02/2023 11:22:11 - Atualizado

PORTO VELHO- RO- Com a chegada do período de folia, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), já está se preparando para levar às ruas a campanha de âmbito nacional “Não desvie o olhar”. O objetivo da campanha é fortalecer o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes eventos.

Com a programação existente que tem início no próximo sábado (4), quando acontece o Baile Municipal, os servidores da Semasf e integrantes de outras instituições que compõem a rede, como o Conselho Tutelar, se dividirão entre os blocos que desfilam em Porto Velho, reunindo uma grande concentração de foliões. A ideia, segundo o secretário responsável, Claudi Rocha, é com o apoio dos organizadores, orientar com falas rápidas nos próprios trios elétricos e abordar os brincantes com material explicativo sobre o papel da sociedade no combate à exploração sexual infantil.

A equipe estará identificada com camisetas da campanha na cor vermelha, alusiva ao cartão vermelho que representa punição grave, com referência a uma das violações de direito que é o trabalho infantil e a violência sexual. A ação, que segue até o dia 25, pretende conscientizar o público para que qualquer evidência de exploração sexual infantil seja denunciada e que as punições judiciais cabíveis sejam adotadas.

A violência sexual é a submissão da criança ou adolescente a atos ou jogos sexuais com a finalidade de se estimular ou se satisfazer. A pessoa que expõe crianças ou adolescentes à violência pode usar a força, ameaça ou sedução, palavras ou oferta financeira, favores e presentes. “Infelizmente, esse é um problema que atinge meninas e meninos em todas as regiões do Brasil. Para denunciar situações de violência sexual contra crianças e adolescentes utilize o Disque 100”.

Texto: Renata Beccária
Foto: Felipe Ribeiro

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Fale conosco