Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
RONDÔNIA: O Corpo de Bombeiros de Rondônia suspendeu seu recente processo seletivo temporário após uma denúncia referente à ausência de cotas. A denúncia foi apresentada pelo Grupo de Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos Mapinguari da Universidade Federal de Rondônia (Unir).
O edital original anunciava a contratação de quatro profissionais, sendo dois analistas em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dois arquitetos, além de um cadastro reserva com 12 vagas para cada função. No entanto, não havia previsão de cotas para pessoas negras e pessoas com deficiência (PCDs).
Segundo o Grupo de Pesquisa Mapinguari, a ausência de cotas no edital reforça a exclusão social e perpetua desigualdades. Em resposta à denúncia, o Ministério Público de Rondônia instaurou um procedimento investigativo. No entanto, o processo foi arquivado quando o Corpo de Bombeiros decidiu suspender o edital para realizar as adequações necessárias, incluindo a inclusão de cotas conforme a legislação vigente.
O Corpo de Bombeiros garantiu que manterá os candidatos informados sobre as próximas etapas do processo seletivo, incluindo a nova data de publicação do edital revisado com as devidas alterações.