• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 22 de maio de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 18/11/2023 11:59:17 - Atualizado

1952 – Primeira campanha anti-glaucoma no Território, promovida pelo Rotary Club, orientada pelo oftalmologista Avelino Pereira que aplicou um seminário sobre o assunto aos médicos locais.

1967 – O trabalho do 5º BEC, na abertura da BR-319 (como então era identificada a 364 de Porto Velho a Abunã) foi elogiado pelo governador Assumpção Cardoso ao inspecionar o trecho até Jaci-Paraná.

1985 – A eleição para prefeito (PVh), vencida por Jerônimo Santana, foi “a eleição da incompetência” (do TRE) disse o empresário Luiz Tourinho, afirmando temer “o que pode acontecer em 1982”.

1987 – Oito meses após empossado governador de Rondônia, Jerônimo Santana vive um “inferno astral”, em maioria causados por aliados não atendidos em seus pleitos.

2011 – O presidente da Assembleia Legislativa, Valter Araújo, e outras pessoas, são presos pela Polícia Federal sob acusações diversas, na sequência da Operação “Termópilas”.

COMEMORE

Dia do Conselheiro Tutelar. Dia Nacional de Combate ao Dengue. Dia do Ocultismo.

Católicos celebram Santa Filipina Rosa Santo Edmundo, Santo Odão, São Roman de Antioquia, Beatos Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio.

BRASIL

1930- É criada a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB. 1966 — Criação da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo).

MUNDO

1247- Morre o lendário Robin Hood. 1626- É consagrada a basílica de São Pedro. 1928- Mickey Mouse aparece em seu 1º filme, “Steamboat Willie”.

FOTO DO DIA

ATÉ JAGUNÇOS NA APURAÇÃOº

A eleição de 1985, a primeira em Porto Velho desde a década de 1920, foi marcada por denúncias de favorecimento ao candidato do PMDB Jerônimo Santana, proclamado vencedor.

O deputado estadual Osvaldo Piana disse ter visto até jagunços armados rondando as juntas apuradoras e que o pleito transcorreu “sob coação ao eleitor”. Já o presidente da Câmara Municipal vereador João Coelho acusava o Tribunal Regional Eleitoral de ter gerado confusão, cobrando que o TRE “facilite a vida do eleitor” na eleição geral do ano seguinte.

O empresário Luiz Tourinho, presidente da Associação Comercial de Rondônia, foi mais duro, acusando o tribunal de ter cerceado a imprensa, onde houve empastelamento de jornais. E chamou o resultado de “eleição da incompetência.”

Na época comentou-se muito que o senador Claudionor Roriz teria organizado a vinda de 2 mil eleitores da região de Ji-Paraná, que ficaram confinados num local em Porto Velho, só para votar em Jerônimo.

Anos depois, em sua residência em Ji-Paraná, Claudionor confirmou a denúncia.

(F. recorte do jornal Alto Madeira, 18.11.85)


Fale conosco