• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 15 de junho de 2024

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Redação

Publicada em: 29/05/2024 23:32:58 - Atualizado

RONDÔNIA
1921 – O Centro Espírita “Irmã Carita” lança o 3º número do jornal “A Luz da Verdade”, tendo como editor o jornalista Cincinato Ferreira.
1947 – A prefeitura (PVh) informa a proprietários de veículos que será lançada campanha de apreensão c aso não quitem os tributos respectivos.
1955 – O TSE não acata recurso do candidato Aluízio Ferreira, buscando a 3ª eleição seguida, pedindo a anulação de uma urna alegando fraude, mantendo a vitória de Joaquim Vicente Rondon como deputado federal.
1957 – Relatório do deputado federal Joaquim Durval (RS) recomenda à Caixa Econômica Federal agilizar instalações de agências em todos os Territórios Federais.
1982 – O deputado federal Antonio Morimoto (SP), vetado pelo governador Jorge Teixeira na lista dos nomes do PDS ao Senado, vai à convenção do partido tentar a vaga.
1983 – O município de Porto Velho já é o 2º destino de migrantes que chegam a Rondônia, dia relatório do Cetremi, órgão responsável pelo acompanhamento da migração. O líder é Cacoal.
1987 – O governador Jerônimo Santana e o presidente do Tribunal de Justiça desembargador Clemenceau Maia “fumam o cachimbo da paz”, depois de vários dias de atritos.
1998 – O escritor e primeiro administrador de Vila Rondônia, Abel Neves, falece em Ji-Paraná.

HOJE É
Dia Mundial da Energia. Dia do Geógrafo. Dia Internacional dos Soldados da Paz da ONU. Dia do Estatístico. Dia do Ibgeano. Dia Mundial da Saúde Digestiva.
Católicos celebram Santa Úrsula Ledochowska, São Paulo VI, São Maximino, São Guilherme de Tolosa

BRASIL

2008 – O STF liberam o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas científicas. 1918 – Extinta a Guarda Nacional, uma força paramilitar do país.

MUNDO
1513 – Bula do Papa Paulo II proíbe a escravização dos índios. 1919 — Ao observar variações na posição de estrelas na eclipse solar total Albert Einstein (1879/1955) confirma a teoria da relatividade. 1953 – Os alpinistas Norgay e Edmund são os primeiros homens a alcançar o topo do Monte Everest.

FOTO DO DIA

OS LIVROS (DE MEMÓRIA) DO ABEL

Autor de 2 livros sobre sua vivência amazônica, o paraibano Abel Neves, “escrevendo de memória”, como lembrou o jornalista Abner Lima, fatos que vivenciou como seringueiro, garimpeiro, político e líder comunitário.

Além de “Lendas e fatos da Amazônia”, Abel é autor de “A Caminho de Ji-Paraná”, do qual diz Abner Lima: “Um livro com fatos vividos por um homem que jamais pensou em escrevê-los”.
São muitos os casos e causos: das sementes de arroz estragada, do gol anulado porque feito pelo prefeito (Abel), a construção da primeira feira da vila, o couro de veado que o marechal “Vice-rei do Norte” queria, e não levou.

Contador de histórias, como muitos que vivenciaram fatos que só quem participou conheceu, os escritos de Abel mostram a pequena comunidade de Vila Rondônia, típicas de quem lidera e sabe que tem de dar respostas que atendam aos liderados.

Gente que foi se chegando, e não só na Vila, mas também a outras regiões onde a migração gerou o desenvolvimento, e que até ao nível atual precisaram de líderes como Abel.
(Foto Abel Neves com esposa Berenice – álbum de família)



Fale conosco