• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 24 de janeiro de 2025

O Dia na História - compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 07/12/2024 09:52:41 - Atualizado

Foto: Divulgação

1835 – Nasce em Massachusetts, EUA, o coronel Earl Church, que tentou por duas vezes construir a Madeira-Mamoré.

1950 – Centenas de pessoas participaram da manifestação contra o aumento do preço do KG da carne, superior a 40%, sob alegada alta da custo do boi em pé.

1956 – O jornal Alto Madeira publica longo artigo da escritora Rachel de Queiroz, sobre Rondon, pela condução dele ao posto de Marechal do Exército, ressaltando sua brasilidade.

1982 – Nomeados pelo MEC os primeiros componentes do Conselho Diretor da UNIR: médico Jacob Atallah, empresário José Ribeiro Fº, professor Álvaro Lustosa e advogado Cesar Queiroz.

1982- Os 24 eleitos deputados estaduais farão discussões prévias para tratar da minuta do regimento interno, a ser usado desde a posse dia 31 de janeiro.

1985 – A briga pela herança do joalheiro Raimundo Abreu vai longe: só em ouro ele teria na Caixa Econômica depositados CR$ 12 bi.

1987 – Falece em São Paulo o empresário José Ribeiro Filho, doador da área d o campus da UNIR em Porto Velho.

HOJE É

Dia Nacional da Assistência Social. Dia Nacional do Cirurgião Plástico. Dia Internacional da Aviação Civil. Dia Nacional da Silvicultura.

Católicos celebram Santo Ambrósio,

BRASIL

1866 — D. Pedro II decreta abrindo a navegação do Rio Amazonas e seus afluentes e do Rio São Francisco aos navios mercantes de todas as nações. 1940 — O Presidente Getúlio Vargas promulga o Código Penal. 1988 — Realizado (SP) o 1º transplante simultâneo bem-sucedido de coração e pulmão em um único receptor.

MUNDO

1676 - O astrônomo dinamarquês Ole Rømer (1644/1710) descobre uma técnica para medir a velocidade da luz. 1965 — Promulgada a declaração Dignitatis Humanae (dignidade humana, sobre sobre a liberdade religiosa, aprovada pelo Concílio Vaticano II).

FOTO DO DIA

Os “faz tudo” antes da PM

Criada em 1944 pelo governador Aluízio Ferreira, a Guarda Territorial (GT), depois Polícia Militar, pode ser citada, sem qualquer demérito, mas muito pelo contrário, como o “bombril” a serviço da sociedade, da lei e da ordem.

Tem de destocar o futuro aeroporto, buscar um corpo na selva, combater um incêndio ou correr atrás de bandidos? Precisava de lenha para o motor de luz ou abrir uma vala, era só chamar os GT’s.

Éramos pau para toda a obra”, lembrou o sr. Mariano, pai do coronel Ferro, quando eu e o Zé Carlos Sá o entrevistamos.

Eles eram a Guarda Territorial. Precisava de achas de lenha para funcionar o motor de luz ou abrir uma vala, era só chamar os GT’s. A Guarda foi constituída pelo decreto 01/2/1944, “corporação com caráter civil, subordinada ao Governador”.

O primeiro GT que conheci foi o sargento Marlúcio, comandante do destacamento de Vilhena. Conheci muitos, dentre eles o sargento Brasil, em Ariquemes e fiz amizade com uma figura, o sargento Sampaio, recentemente falecido.

A eles a honra devida por Rondônia!


Fale conosco