Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 22 de novembro de 2024
PORTO VELHO,RONDÔNIA- Uma sessão de cinema em Parintins promete emocionar a plateia, no próximo sábado, dia 27 de janeiro. O filme exibido será Balanceia, de Juraci Júnior e Thiago Oliveira, que mostra a viagem de um turista à ilha tupinambarana, em pleno festival folclórico.
As memórias sobre a festa pedem espaço na mente do personagem, durante a viagem de volta no barco sobre as águas barrentas do Rio Amazonas. Além do peito pulsar com as lembranças da marujada dos bois Garantido e Caprichoso, o protagonista se impressiona com ribeirinhos que desafiam as águas e comovem os viajantes.
O filme nasceu logo após Juraci conhecer o Festival Folclórico em 2017 e, segundo ele, que além de atuar no curta, assina o roteiro e divide a direção da obra com Thiago Oliveira, o compromisso da equipe com o Balanceia é de exaltar a Amazônia.
“Balanceia é uma homenagem aos povos da Amazônia que vivem de um modo muito peculiar e muitas vezes nem são lembrados. É uma obra de ficção, mas com imagens reais do Festival Folclórico de Parintins e o registro de um dos hábitos tradicionais de ribeirinhos que vivem em comunidades distantes”, conta Juraci.
A exibição na ilha tubinambarana acontecerá graças uma parceria entre o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, dos Bois Garantido e Caprichoso e do portal de notícias Parintins 24 Horas.
“Depois que Balanceia nasceu, eu me comprometi comigo mesmo que faria de tudo para exibir o filme em Parintins. Procurei parcerias certas e a ideia de uma sessão de cinema com os integrantes dos bois Garantido e Caprichoso, comunidade e a quem se interessar pela obra, deu certo. A Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas me recebeu muito bem, indicando as pessoas chave, tanto em Manaus quanto em Parintins, para que essa exibição pudesse dar certo. Os dois bois abraçaram a ideia e estão me dando todo o apoio que precisamos. Estou muito feliz e empolgado”, comenta Juraci.
O presidente do Boi Garantido, Fábio Cardoso, destaca a importância da produção que consegue, de forma única, demonstrar o fascínio que a cultura de Parintins causa nas pessoas. Ele engrandece o propósito do filme que vai além da arena e traz a tela o cotidiano dos ribeirinhos.
“O nome do filme em si é muito forte, pois nos remete a uma toada espetacular. A nossa proposta é fazer um Boi lindo, ousado e que vai balancear os corações na arena”, pontua o presidente.
O dirigente vermelho avalia ainda que produtos como o curta só têm a contribuir com o Festival de Parintins na medida em que retratam parte do espetáculo, divulgando suas particularidades e atraindo mais espectadores.
Babá Tupinambá, presidente do Boi Caprichoso, também reconhece a importância da divulgação da Amazônia. “Somos pioneiros em erguer a bandeira da Amazônia por meio do Festival de Parintins. As toadas, lendas, costumes e a tradição do nosso povo são primordiais na exaltação da nossa região, e o Boi Caprichoso sente-se muito honrado em também servir de inspiração para o curta”, diz o dirigente azul, que completa: “entendemos como de grande importância o Filme Balanceia porque tiramos a Amazônia do palco e apresentamos a Amazônia real. E aqui aproveitamos para parabenizar os idealizadores desse projeto”, finaliza.
Trajetória do filme
O filme estreou em outubro do ano passado, recebeu uma Menção Honrosa no 15º Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental CINEAMAZÔNIA; foi exibido durante o 4º Festival de Filmes de Faina, em Goiás; participou da V Semana Acadêmica do curso de Biblioteconomia da UNIR com o tema: Memória e Resgate Cultural e faz parte da seleção oficial do Festival de Cinema de Palmácia, no Ceará e do ECOCINE – Festival Internacional de Cinema Ambiental, que acontece em São Sebastião, litoral paulista.
A exibição será gratuita para toda a comunidade e a classificação indicativa do filme é livre para todos os públicos. Após a exibição, haverá um bate papo entre a produção do curta e o público interessado.
Serviço:
Exibição do Filme Balanceia
Quando? Sábado, 27 de janeiro às 17h
Local: Cinema Odinéia Andrade – Centro Cultural de Parintins / Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro, Unidade Parintins
Entrada grátis.