RONDONOTICIAS segunda-feira, 10 de maio de 2021 - Criado em 11/10/2001

O dia na história - Artigo de autoria do jornalista Lúcio Albuquerque

521 anos do descobrimento do Brasil. Dia da Aviação de Caça, Dia do Agente de Viagem, Dia da Comunidade Luso-Brasileira.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 22/04/2021 11:47:51 - Atualizado

Correção: Por engano a data da fuga do presidente João Goulart foi citada em “1975”. O correto é 1964. Grato aos que corrigiram.

RONDÔNIA

1983 – O governador Jorge Teixeira dá posse aos primeiros conselheiros do Tribunal de Contas do Estado e o primeiro procurador geral do MP de Contas

COMEMORA-SE

521 anos do descobrimento do Brasil. Dia da Aviação de Caça, Dia do Agente de Viagem, Dia da Comunidade Luso-Brasileira. Dia Nacional da Tontura. Católicos lembram São Sotero, São Agapito, São Caio.

FATOS

BRASIL - 1500 – Data oficial em que o navegante português Pedro Álvares Cabral chegou à costa brasileira.

1418 — Encerramento do Concílio de Constança, que resultou no fim do Grande Cisma do Ocidente. 1724 — Nasce Immanuel Kant, filósofo alemão “pai” da Filosofia Crítica. 1821 - Dom Pedro é nomeado príncipe regente do Brasil. 1906 — Tem início em Atenas os Jogos Olímpicos de Verão, não reconhecidos como Jogos Olímpicos oficiais. 1970 — É comemorado o primeiro Dia da Terra. 1977 — A fibra ótica é usada como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados.

FOTO DO DIA

Livro-denúncia: “Rondônia a malária e os malaeiros”, do escritor e membro da Academia de Letras de Rondônia Antonio Serafim, conta a história, as estórias e o drama dos “guardas da Malária”, que começou ainda com a Fundação Sesp, depois Sucam, que borrifando, e inalando, o veneno DDT, combateram a malária desde a década de 1940, nas cidades e na zona rural, mas se tornaram a grande vítima do veneno, a maioria morrendo com problemas de câncer, eram conhecidos também por “Sucanzeiros” cuja importância para o desenvolvimento do que hoje chamam de “agronegócio” e sua saga além do drama gerado pela doença que matou muitos deles, e que ainda esperam a indenização já autorizada mas nunca cumprida pelo governo federal. Antonio Serafim (foto), autor do vídeo “Sucanzeiros”, foi uma das vítimas do DDT.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br