• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

O dia na história - Artigo de autoria do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram Santa Franca e São Marcos Evangelista.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 25/04/2021 11:43:50 - Atualizado

COMEMORA-SE
Dia Mundial da Luta contra a Malária. Dia do Despachante Aduaneiro. Dia do DNA. Dia da Contabilidade e do Contabilista. Presidente Jânio Quadros assina Lei 3.890-A, autorizando a União a constituir a Eletrobras. Católicos lembram Santa Franca e São Marcos Evangelista.

FATOS
1775 — Nasce Carlota Joaquina de Bourbon, rainha de Portugal, primeira imperatriz do Brasil, ainda reino unido a Portugal. 1792 — "La Marseillaise" (hino nacional francês) é apresentado em Paris por Claude Rouget. 1859 — Inicioda construção do Canal do Suez. 1874 - Nasce Guillermo Marconi, físico italiano, tido por alguns como o inventor do rádio (em 1931, de Roma, com o papa Pio XII acionou sinal elétrico inaugurando a iluminação da estátua do Cristo Redentor no Rio de Janeiro). 1924 — Nasce Paulo Vanzolini, compositor brasileiro, autor do clássico “Ronda” 1945 – Em S. Francisco (EUA), 50 pa[ises se reúnem iniciando a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional. 1970 – Terroristas sequestram um avião da Vasp entre Brasília e Manaus e desviado para Cuba. 1974 — A Revolução dos Cravos derruba a ditadura salazarista, e instala a democracia em Portugal.

FOTO DO DIA
Mesmo nos mais distantes rincões da Amazônia, às vezes tendo de abrir caminho através de picada na selva para borrifar algumas casas em estrada de seringa, aqueles homens de roupa cáqui surgiam com seus latões e borrifadores para combater um mal milenar, a malária, que ceifou milhares de vidas de vidas na região, e eram, para muitos isolados na selva, o único contato com qualquer pessoa. No livro “Rondônia, a malária e os malaeiros” o guarda da Sucam Antonio Serafim narra aquele trabalho insalubre e responsável pelo câncer que matou mais de uma centena deles, incluído o autor.


Fale conosco