• Porto Velho

    quarta-feira 22 de setembro de 2021

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram Nossa Senhora do Caravaggio, São Filipe Neri, Santa Mariana de Jesus, São Eleutério e São Simétrio.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 26/05/2021 16:17:51 - Atualizado

Dia do Desafio (cai sempre na última 4ª feira de maio). Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Dia do Revendedor Lotérico. 

Católicos lembram Nossa Senhora do Caravaggio, São Filipe Neri, Santa Mariana de Jesus, São Eleutério e São Simétrio.

FATOS
1538 — Expulso da Suiça o teólogo protestante João Calvino. Se instala em Estrasburgo (França). 1886 – Nasce Al Jolson, nome artístico Asa Yoelson, a 1ª voz humana num filme (1927), “O cantor de Jaz”. 1897 - Chega às livrarias inglesas o romance de ficção “Drácula”. 1907 - Nasce John Wayne, o grande cowboy dos filmes de faroeste. 1914 – Nasce, na Bahia, Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes (Santa Irmã Dulce dos Pobres), a 1ª brasileira canonizada. 1923 — Primeira prova 24 Horas de Le Mans, ganha por 2 pilotos franceses. 1930 – Nasce (PB) o músico e compositor Severino Dias de Oliveira, o Sivuca. 1960 - Morte do maestro Antônio de Assis Republicano, autor da orquestração do Hino Nacional Brasileiro.º1968 - Realizado o 1º transplante de coração no Brasil (3º do mundo). 1970 — O avião Tupolev Tu-144 soviético torna-se o 1º de passageiros a passar o Mach 2.

FOTO DO DIA
À esquerda, escrevendo, Áureo Bringel de Melo, nascido em Porto Velho em 1924, ainda município do Amazonas, morou em criança em Guajará-Mirim, então pertencente a Mato Grosso. Áureo Melo foi o deputado federal (AM) autor do projeto de lei que mudou de “Guaporé” para “Rondônia” o nome do futuro Estado. Segundo Abnael Machado de Lima a minuta do projeto foi preparada pelo deputado federal e ex-governador do Território Joaquim Vicente Rondon, numa homenagem ao fato de Áureo ter nascido na região. Além de político, Áureo Bringel de Mello foi advogado, jornalista, poeta, contista, pintor deputado estadual, federal e senador pelo Amazonas. Faleceu em Brasília em 2015.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br