• Porto Velho

    sexta-feira 17 de setembro de 2021

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 24/06/2021 15:35:15 - Atualizado


BM DIA 24 DE JUNHO!

RONDÔNIA

1914 – Fundada em Porto Velho a Irmandade Beneficente Santa Bárbara, no bairro do Mocambo, presidida por Hermógenes Santos e como Mãe do Terreiro a senhora Esperança Rita. Em 1935 foi reinstalada no Bairro de Santa Bárbara. Em 1970 – Missa de inauguração da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, em Vilhena

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Araucária (também chamada Pinheiro Brasileiro). Dia das Empresas Gráficas. Dia Mundial do Disco Voador.

Católicos lembram Natividade de São João Batista, São Vicente Lelis, São Festo e São João, mártires.

FATOS

109 — Inaugurado o aqueduto levando água do Lago de Bracciano, a Roma. 1911 – Nasce Juan Manuel Fangio, vice-campeão da 1ª Fórmula 1 e 5 vezes campeão do mundo. 1935 — Morre Carlos Gardel, voz maior do tango argentino. 1947 — Kenneth Arnold registra o 1º avistamento de OVNIs, perto de Washington. 1950 — Com goleada de 4x0 sobre o México, o Brasil estreia na Copa do Mundo de 1950, com 90 mil torcedores no Maracanã. 1995 — "Final da Copa do Mundo de Rúgbi": a África do Sul derrota a Nova Zelândia, e o país campeão festeja o líder Nelson Mandela, 1º presidente negro da África do Sul. 2001 – Morre Milton Santos, brasileiro, um dos maiores geógrafos do mundo.

FOTO DO DIA

Há 107 anos, sob liderança da Mãe de Santo Esperança Rita, era criado no Bairro do Mocambo o primeiro terreiro de Umbanda em Porto Velho, a Irmandade de Santa Bárbara, que em 1935 foi mudado para outro local, atual Bairro Santa Bárbara onde a 9 de julho de 1946 foi inaugurada a capela da santa, na primeira cerimônia ecumênica da cidade, com participação do bispo Dom Pedro Massa, e, no dia seguinte, assinada uma ata de “compromissos recíprocos”, em ato com participação das freiras salesianas (Escola Nossa Senhora Auxiliadora) e celebrada pelo padre Francisco Pucci” (Antonio Cantanhede em “Achegas para a história de Porto Velho”), fato confirmado pelo escritor Hugo Evangelista da Silva, em artigo “Mãe de Santo Esperança Rita” (), onde cita que “Dentre os homens públicos a avalizar os “trabalhos” da Mãe do Terreiro era destaque o militar Aluízio Pinheiro Ferreira”, primeiro governador do Território do Guaporé. Há alguns anos a Irmandade funciona no Bairro Tupy, onde 2014 foi comemorado o centenário da Irmandade.


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br