• Porto Velho

    quinta-feira 2 de dezembro de 2021

O dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram São José Pignatelli, São Alberico de Ultrech e São Serapião...


JLA

Publicada em: 14/11/2021 12:40:53 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - 14 de Novembro, Dia Mundial do Combate ao Diabetes. Dia Nacional da Alfabetização. Dia do Bandeirante.
Católicos lembram São José Pignatelli, São Alberico de Ultrech e São Serapião.

RONDÔNIA
1917 – O juiz Joventino Lins Themuro assume a comarca de Porto Velho. 1938 – Elaborado pela Presidência da República um decreto criando o Território Federal que teerio o nome de “do Guaporé”.
BRASIL
921 - Morre na França a Princesa Isabel. 1930 - É criado o Ministério da Educação e Saúde Pública. 1949 - O PTB lança a candidatura de Getúlio Vargas à Presidência da República; ele fora afastado do cargo depois de 15 anos, em 1945. 1975 - No Brasil, o Presidente Ernesto Geisel cria o Programa Nacional do Álcool para enfrentar a crise do petróleo.
MUNDO
1840 — Nasce Claude Monet, pintor francês. 1969 — Programa Apollo: a NASA lança a Apollo 12, a segunda missão tripulada à superfície da Lua. 2005 - Um show do ex-Beatle Paul McCartney é transmitido ao vivo para a estação espacial internacional.
FOTO DO DIA
O Brasil consagra o dia 14 de novembro o “Dia Nacional do Bandeirante”, homens que durante muitos anos adentraram os sertões em busca de riqueza ou para escravizar índios, mas aos quais o país deve a expansão territorial da então colônia de Portugal. Já no século XVII, a terra depois batizada Rondônia, recebeu a “bandeira” de Antônio Raposo Tavares, que partindo de São Paulo, percorreu os rios Paraná, Paraguai, o Guaporé, o Mamoré, o Madeira, daí alcançando o Rio Amazonas até chegar a Belém (Pará). No contexto do bandeirantismo um nome que aparece com destaque é o de Candido Rondon, a quem o ex-presidente Theodore Roosevelt (EUA) teria designado “Último Bandeirante do século XX”, pelo seu trabalho em defesa dos índios, as ações de integração como na interligação telegráfica dos sertões mato-grossenses e amazônicos ao resto do país. (Na foto, Rondon conversa com um grupo de índios em uma de suas viagens pelas selvas).


MATÉRIAS - DENÚNCIAS - VÍDEOS - FOTOS

Fale com a redação do Rondonotícias redacao@rondonoticias.com.br