• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 25 de janeiro de 2022

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

1914 – A pernambucana Lydia Xavier de Lima é sepultada na ala destinada aos americanos no cemitério da Candelária.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 08/01/2022 14:18:51 - Atualizado

COMEMORA-SE
Dia Nacional do fotógrafo. Dia de Temis, a deusa romana da Justiça.
Católicos lembram Severino de Nórica, São Lourenço Justiniano, São Apolinário Cláudio e São Abo de Tiflis (Liturgia ortodoxa oriental).

RONDÔNIA
1914 – A pernambucana Lydia Xavier de Lima é sepultada na ala destinada aos americanos no cemitério da Candelária. Supostamebnte era namorada de um engenheiro da EFMM e suicidou-se. 1935 — Nasce Elvis Presley, grande nome da história do rock.1965 – Um avião conduzindo o engenheiro Júlio Guerra caiu nas proximidades de Vilhena. É patrono do colégio que leva seu nome em Ji-Paraná.

BRASIL
1947 – Nasce a carnavalesca Rosa Magalhães, a maior vencedora de desfiles de escolas de samba (RJ) no período do sambódromo. 1963 - O estado de Minas Gerais adota a bandeira que homenageia a Inconfidência Mineira.
MUNDO
1642 — Morre Galileu Galilei, matemático, físico, astrônomo e inventor italiano. 1942 – Nasce o físico inglês Stephen Hawking. 1981 — Na França acontece o que é tido como mais completo e cuidadosamente documentado avistamento de OVNI de todos os tempos". 1998 - Fotos transmitidas de Saturno pelo telescópio espacial Hubble provam: há planetas fora do nosso Sistema Solar.

FOTO DO DIA
1978. Chegam a Ji-Paraná, os primeiros equipamentos para a implantação da Rádio Alvorada, na carroceria de um caminhão, uma viagem que deu muito trabalho desde o interior do Paraná, porque na época a rodovia BR-364, no trecho em Rondônia não era asfaltada, desafiando motoristas e passageiros, no inverno com imensos atoleiros nos quais muitas vezes os veículos conseguiam se deslocar 2 a 3 quilômetros ao dia e, no verão, a poeira forte e os atoleiros de areia (areiões, como eram chamados) eram outros problemas, além do que os pontos de apoio no eixo da BR eram muito pequenos. Da esquerda para a direita, o terceiro é o jornalista Alcides Paio, primeiro diretor da Alvorada e em seguida, de short branco e mãos nos quadris o empresário Roberto “Jotão” Geraldo, que em 1982 seria o primeiro prefeito eleito do município. (F. acervo Alcides Paio).


LEIA MAIS