• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Dia Internacional do Leonismo. Ano Novo na Rússia 2º o calendário Juliano


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 13/01/2022 10:18:40 - Atualizado



Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 13 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE

Dia Internacional do Leonismo. Ano Novo na Rússia 2º o calendário Juliano

Católicos lembram Santo Hilário de Poitiers

RONDÔNIA

1961 - O presidente JK inaugura a rodovia BR-29 (depois BR-364), ligando Cuiabá (MT) a Porto Velho e daí a Rio Branco, AC

BRASIL

1750 – Confirmado o Tratado de Madri, alterando o Tratado de Tordesilhas, e ampliando grande parte do território brasileiro. 1937 – O presidente Getúlio Vargas cria por decreto o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), a partir de 1970 Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 1825- Frei Caneca é fuzilado por sua participação na Confederação do Equador. 1937- Inaugurado o Museu Nacional de Belas Artes, no RJ. 1972- Henrique Costa Mecking, o Mequinho, é 1º brasileiro a se tornar mestre de xadrez.

MUNDO

1888 — Fundada a National Geographic Society, nos EUA. 1910 — Primeira transmissão ao vivo, por rádio: apresentação das óperas Cavalleria rusticana e Pagliacci, pela rádio da Metropolitan Opera House (EUA). 1999 - Michael Jordan, tido como o maior jogador da história do basquete, anunciou a aposentadoria.

FOTO DO DIA

O Botafogo rondoniense deixou o futebol ainda na fase amadora, mas tem uma marca importante: em 1974 foi campeão do então Território Federal quando era presidido pela senhora Maria de Nazaré, que substituiu o marido, José Camacho, por determinação da federação local que alegou a impossibilidade da agremiação continuar presidida por um boliviano, segundo José Camacho Filho, o garoto à esquerda da foto. A família foi levada à paixão pelo clube através de seu pai, que se apaixonou pelo clube ao assistir um jogo em que os juvenis jogaram na preliminar, e, terminada a partida, deram as camisas suadas aos titulares. Durante muitos anos a sede do Botafogo, que ocupa uma quadra inteira em Porto Velho, promovia o melhor carnaval de clubes da cidade e seu parque aquático era o mais procurado da capital rondoniense. Atualmente o “Clube da Estrela Solitária” mantém escolinhas desportivas e uma academia de Educação Física.


Fale conosco