• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 6 de julho de 2022

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

1939 – Instalada a agência do Banco do Brasil em Porto Velho, tendo como gerente o sr. Arnóbio Rosa de Faria Nobre.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 19/06/2022 12:59:45 - Atualizado

BOM DIA 19 DE JUNHO!

HOJE É

Dia Nacional do Luto, Dia do Cinema Brasileiro, Dia Nacional do Migrante, Dia Internacional para Eliminação da Violência Sexual em Conflito (ONU), Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme,

Católicos lembram São Romualdo, Santa Juliana Falconieri, São Gervásio e São Protásio

RONDÔNIA

1939 – Instalada a agência do Banco do Brasil em Porto Velho, tendo como gerente o sr. Arnóbio Rosa de Faria Nobre.

BRASIL

1944 – Nasce o cantor Chico Buarque. 1986 – Nasce Diego Hypólito, 1º brasileiro campeão mundial de ginástica. 1970 — Assinado o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes – o Brasil é um dos signatários.

MUNDO

325 – Aprovado o Credo Niceno, profissão de fé adotada do 1º Concílio Ecumênico, em Niceia, aceito por católicos romanos, ortodoxos, Anglicanos e Lutereanos. 1846 - É realizada em Nova Jérsei a 1ª partida oficial de Beisebol. . 1978 – Publicada pela 1ª vez uma história do “Garfield”. 2007 – O site s YouTube.com, originalmente só em inglês, tem mais idiomas.

FOTO DO DIA

1915 – Porto Velho, um ano depois de emancipado como município teve, por ordem do superintendente Major Fernando Guapindaia de Souza Brejense, seu primeiro arruamento e mapa das ruas da cidade (), um traçado praticamente foi seguido quando a urbe se desenvolveu no sentido leste. Interessante notar que a primeira avenida, a partir da margem do Rio Madeira, era a “Divisória” que separava com uma cerca de arame farpado, a “Porto Velho dos Ingleses” da “Porto Velho dos Brasileiros”. A “Divisória” a partir da década de 1930 é denominada “Ruy Barbosa” e, já na década de 1950 passa a ser denominada “Presidente Dutra” (*). Segundo ouvi de moradores bem antigos, a “Floriano Peixoto” era também chamada por eles de “Curral das Éguas”.

(*) Acervo Professor Abnael Machado de Lima cedido a Lúcio Albuquerque

(**) Historiador Luís Claro