• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 17 de agosto de 2022

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos celebram Nossa Senhora das Neves, Santo Antônio Maria Zaccaria


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 05/08/2022 10:48:59 - Atualizado

HOJE É

Dia Nacional da Farmácia, Dia Nacional da Saúde, Dia da Fundação do Exército da Salvação.

Católicos celebram Nossa Senhora das Neves, Santo Antônio Maria Zaccaria

RONDÔNIA

1983 – Decreto-lei assinado pelo governador Jorge Teixeira eleva à categoria de municípios os distritos de Rolim de Moura e Cerejeiras, gerando uma crise institucional entre Executivo e Legislativo.

BRASIL

1585 – Criação da Província da Paraíba (e da cidade de João Pessoa). 1872- Nasce Osvaldo Cruz, cientista que atuou na construção da ferrovia Madei8ra-Mamoré ((m. 1927). 1922 – Levante dos 18 do Forte de Copacabana. 1924 — Início da Revolta Paulista de 1924, que culmina na criação da Coluna Prestes.

MUNDO

1182 — Nasce Giovanni di Pietro di Bernardone, depois São Francisco de Assis (m. 1226). 1687 - O físico britânico Isaac Newton publica a obra princípios matemáticos da filosofia natural, com suas leis. 1946 — O biquíni começa a ser vendido depois de estrear num desfile de ao ar livre na piscina Molitor (Paris).

FOTO DO DIA

1982 – Primeira eleição estadual em Rondônia, que deixou de ser Território no ano anterior. Afora em Porto Velho e Guajará-Mirim, que continuavam com prefeitos nomeados, nos outros 11 (Ariquemes, Ouro Preto, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal, Costa Marques, Espigão d’Oeste, Pimenta Bueno, Jaru, Vilhena e Colorado do Oeste) seriam eleitos prefeitos, mas a campanha era feita de maneira bem primária, como na foto do carro dos candidatos Jotão (prefeito) e Valdemar Camata (vice), ambos do PDS, em Ji-Paraná, tudo bem, e muito, diferente de como acontece atualmente. Em Ji-Paraná o empresário Roberto Jotão Geraldo e o radialista Valdemar Camata, com 6.369 votos, foram eleitos.

ERREI: foi o juiz eleitoral Renato Mimesis quem presidiu o plebiscito de emancipação de Rolim de Moura, e não o juiz Salatiel Soares.