• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 28 de novembro de 2024

Preços dos combustíveis caem na Capital e podem diminuir ainda mais

A expectativa é que os preços continuem baixando uma vez que a Petrobras anunciou recentemente uma nova politica de paridade de preços...


Rondonotícias

Publicada em: 18/05/2023 08:33:52 - Atualizado

PORTO VELHO - RO: Pesquisas realizadas pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Rondônia (Unir) apontou uma redução nos valores praticados da gasolina. Os dados comparam preços de março e abril e apontam uma média de 0,33% de redução no valor. 

A diferença se torna ainda muito maior se compararmos o valor deste combustível em relação a abril de 2022, nesse caso a gasolina atingiu 16,11% de redução entre os dois anos.

O diesel que estava com o valor do litro nas alturas também aponta uma redução significativa. Se compararmos março e abril a redução é de 2,19%. Em relação ao mesmo período do ano passado, a diminuição do valor é muito mais marcante e sobe para 8,09%. 

Os descontos praticados nesse item são de grande importância para a população como um todo, porque isso deveria gerar um barateamento dos alimentos, que são transportados por carretas que consomem esse tipo de combustível.

O etanol foi o que atingiu a maior marca de diminuição de preços se compararmos os anos de 2023 e 2022. O produto atingiu a marca de 16,44% nessa comparação. Entre os meses de março e abril não houve oscilação dos preços, o valor do etanol se mantem na média de R$4,88 por litro. "Mesmo com o essa diminuição acentuada do etanol ainda não tem um bom custo benefício para o consumidor substituir a gasolina" explica o professor de economia da Unir, Jonas Cardoso.

A expectativa é que os preços continuem baixando uma vez que a Petrobras anunciou recentemente uma nova politica de paridade de preços do petróleo e seus derivados, os preços desses produtos no mercado interno acompanhavam as variações internacionais, sem intervenção do governo para garantir preços mais baixos.


Fale conosco