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porto velho, segunda-feira 25 de novembro de 2024
Entre 2020 e novembro de 2021, o Magazine Luiza perdeu metade do que valia na Bolsa de Valores (B3). Os papéis despencaram de R$ 26 para R$ 11,15. Segundo levantamento da Economatica, empresa que faz estudos sobre a B3, o valor de mercado do Magazine Luiza em outubro de 2020 foi de R$ 159.681.253. Em comparação com o mesmo mês de 2021, caiu para R$ 71.376.727 – uma retração de R$ 88 bilhões, o que corresponde a 55,3%.
O resultado negativo do último pregão, divulgado na sexta-feira (12/11), ocorre após a empresa revelar que registrou forte tombo no lucro do terceiro trimestre.
A companhia informou, na última semana, que o lucro ajustado de julho a setembro foi de R$ 22,6 milhões, com cerca de 90% de queda ante os R$ 215,9 milhões de um ano antes. Segundo a empresa, houve desaceleração nas vendas devido à redução do poder de consumo dos brasileiros, impulsionada pela disparada da inflação e dos juros.
As despesas operacionais ajustadas do Magalu subiram a 20,6% da receita líquida, com alta de 1,1 ponto, em razão do salto das gastos com marketing em e-commerce e do menor lucro nas lojas físicas.
Contudo, ainda de acordo com a empresa, as vendas totais do Magazine Luiza, incluindo lojas físicas, e-commerce com estoque próprio e marketplace (3P), cresceram 12%, para R$ 13,8 bilhões, com destaque para o e-commerce, que avançou 22%. No ano passado, esse setor da companhia teve aumento de 148%.
O problema, ressalta o Magalu, é que as despesas totais aumentaram em proporção muito superior à do lucro registrado.