Fundado em 11/10/2001
porto velho, sábado 23 de novembro de 2024
Brasil - O termo fintech tem aparecido cada vez mais nos sites de notícia e nas redes sociais, mas, afinal, o que é uma fintech e por quais motivos esta é uma palavra cada vez mais dita no mundo atual?
O foco das fintechs é oferecer inovação aos seus clientes. Elas são empresas do segmento financeiro, que pretendem desburocratizar e facilitar o acesso aos mais diversos serviços por meio da tecnologia.
As fintechs vêm para propor um desafio ao setor tradicional bancário, rompendo barreiras burocráticas e facilitando a contratação e utilização de serviços como cartão de crédito, empréstimo pessoal, e o uso de plataformas diferenciadas de pagamento, entre outros.
A 3ª edição do Radar Fintechlab mapeou as fintechs ativas no Brasil, e elas estão divididas nas categorias Gerenciamento Financeiro, Pagamentos, Empréstimos e Negociação de Dívidas, Funding, Conectividade, Investimento, Seguros, Segurança, Eficiência Financeira e Bitcoin/Blockchain. 31% delas desempenham um trabalho focado exclusivamente no consumidor final, 27% desenvolvem serviços para empresas e 42% conseguem atender os dois públicos.
Um exemplo de fintech que tem apresentado bons resultados no mercado nacional é a empresa de empréstimo pessoal MoneyMan. Em recente levantamento interno realizado, a fintech detectou que a quantidade de solicitações de crédito em sua plataforma aumentou mais de 70% no 1º bimestre de 2018 - comparando com o mesmo período de 2017.
Outro bom exemplo de fintech em território nacional é o NuBank, que busca a livre concorrência no mercado de cartões de crédito de forma a dar mais opções aos clientes, permitindo que eles saiam do ciclo tradicional das mesmas operadoras que já dominam o mercado há muitos anos. Entre os benefícios, estão a ausência de anuidade.
Os brasileiros têm recebido com bons olhos a atuação das fintechs, pois de fato há uma necessidade de inovação neste setor, que há muitos anos é tomado apenas pelas grandes instituições bancárias e operadoras de crédito. Com a percepção positiva dos usuários e um mercado em constante crescimento, as fintechs chegaram para ficar e oferecer soluções financeiras para seus clientes.