Fundado em 11/10/2001
porto velho, quarta-feira 27 de novembro de 2024
BRASIL- Um pra receber os convidados, outro pra dançar a valsa e o parabéns e outro pra hora da festinha : será que a mãe da Victoria ja sabe disso? " Eu to tentando convencer ela disso ainda", torce a garota. Não é à toa que Cibele, a mãe da aniversariante, esteja se planejando há um ano e meio pra fazer o sonho da filha virar realidade. E mesmo assim. " Comecei juntando na poupança. Eu escolhi porque é o método mais comum e que tem praticamente risco zero.....
Opção zero
Não que se queira botar água no chope da festa, mas a mamãe poderia ter feito escolha melhor. Faz tempo que a poupança tem levado um baile - sem trocadilho - da inflação....e de outras aplicações. No ano que passou, a poupança até ganhou do investimento em bolsa, mas isso não acontece todo dia. E em tempos de inflação alta e de taxa de juros igualmente elevada - exatamente pra enfrentar a carestia - quem fez a escolha certa não tem do que reclamar. Bingo se você é um dos felizes apostadores.....da renda fixa! É exatamente este o melhor destino para investir aquele dinheirinho suado pra ganhar.
É uma modalidade de investimento de baixo risco e que pode começar com R$ 100,00. Tem CDB, Tesouro Direto. São todos títulos remunerados pela Selic, a taxa de juros básica da nossa economia, que do início de 2021 saiu de 2% ao ano para os atuais 13,75% a.a. E apesar de a maioria dos analistas de mercado achar que o ciclo de alta de juros já terminou, também são muitos os que acham que pra falar em cortar a taxa ainda demora. "Os investimentos em renda fixa, boa parte deles, renderam muito acima da Selic, que deu 14%. Tem investimentos de 18%, 20% no ano", analista Jason Vieira, economista-chefe da corretora Infinity Asset. E ele ainda tem um spoiler pra 2023.
"Podemos dizer que esse foi o ano da renda fixa e provavelmente [ o ano novo] vai continuar a ser" - Jason Vieira, Infinity Asset
Pano de fundo
Até para quem não é diretamente do mercado financeiro, a visão sobre os rumos da economia aconselham as opções da renda fixa. Ainda que o crescimento da economia brasileira no ano que começa esteja previsto pra muito próximo do zero, ou ao menos abaixo de 1%, há um fator determinante para a tomada de decisão. " A expectativa é de um crescimento menor por uma questao externa dos países desenvolvidos crescendo menos, e por uma questao interna de primeiro ano de um novo governo: há uma série de desafios para serem superados", classifica Joelson Sampaio, professor de economia da Fundação Getúlio Vargas. E mais; " Há também uma taxa de juros bastante elevada. Nesse caso, os investimentos atrelados a juros e a inflação acabam sendo mais atrativos ", diz ele.
Outro aspecto a considerar é o perfil do investidor - se é mais conservador, moderado ou arrojado -, qual o tempo previsto para o investimento e, preponderantemente, qual a meta a ser atingida com a "poupança". O professor Sampaio separa bem as coisas: " Atrelar aos objetivos, sonhos um planejamento financeiro é o melhor em termos de investimento. Um investimento que não coloca todo o dinheiro em apenas um unico ativo, mas que consiga diversificar e realizar os seus sonhos", aconselha ele.
Parece que a D. Cibele ouviu esses conselhos. Ela já refez o planejamento, retirou o dinheiro da poupança comum e levou as economias para um CDB. E já pode contar com um "descontão" para programar a festa da filha. A aniversariante é bailarina! Ela vai fazer uma apresentação para os convidados espalhando graça. Isso, não há dinheiro que pague.