Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
CANDEIAS DO JAMARI, RO: Em um ano atípico para os eleitores de Candeias do Jamari (RO), o município realizo9u duas eleições para prefeito em um intervalo de menos de cinco meses. Além da eleição municipal regular, agendada para outubro, uma eleição suplementar foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) para este domingo (9).
A necessidade da eleição suplementar surgiu após a cassação dos mandatos do prefeito Valteir Queiroz e do vice-prefeito Toninho Cerejeiras, em decorrência de uma operação da Polícia Civil que investigava corrupção. Desde novembro de 2023, Aussemir Almeida, então presidente da Câmara de Vereadores, assumiu interinamente a prefeitura.
O vencedor da eleição suplementar ocupará o cargo até a realização das eleições municipais regulares em outubro, não havendo impacto sobre esta última.
Para a eleição suplementar, três candidatos foram confirmados pelo TRE-RO:
A eleição suplementar ocorrerá no dia 9 de junho, das 8h às 17h. Estão aptos a votar todos os eleitores com título regularizado até 10 de janeiro deste ano. Serão disponibilizados 12 locais de votação, distribuídos entre áreas urbanas e rurais do município.
Nos últimos sete anos, Candeias do Jamari teve seis prefeitos diferentes, com apenas um deles (Lucivaldo Fabrício) completando o mandato.
A constante troca de liderança gerou indignação na população, culminando em protestos no final do ano passado devido à falta de serviços básicos e à instabilidade política.
A cidade viveu o drama de conviver com 12 prefeitos em dez anos, além do assassinato de um deles.