• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 24 de novembro de 2024

TRE de Rondônia já julgou mais de 2.500 pedidos de registro de candidatura

Nas Eleições 2024, 45 pedidos de registro de candidatura foram impugnados em todo o estado, até esta quinta (29/8)...


TRE RO

Publicada em: 01/09/2024 10:37:02 - Atualizado

Foto: Reprodução

RONDÔNIA: O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) recebeu 4.825 registros de candidaturas para as eleições 2024, e até este sábado (31), já havia julgado 2.596 pedidos, segundo o TSE.

A 28ª Zona Eleitoral foi a primeira a concluir o julgamento, analisando todos os 197 registros de candidaturas protocolados nos municípios de Mirante da Serra, Nova União e Vale do Paraíso, incluindo 2 pedidos de impugnação.

Em seguida, a 12ª Zona Eleitoral também concluiu a análise das 98 candidaturas e 4 impugnações registradas em Espigão do Oeste e a 35ª Zona finalizou o julgamento dos 170 registros nos municípios de São Miguel do Guaporé e Seringueiras.

Impugnações de registros

Nas Eleições 2024, 45 pedidos de registro de candidatura foram impugnados em todo o estado, até esta quinta (29/8).

Impugnar uma candidatura significa contestar a validade de um registro, mas isso não impede automaticamente o candidato de participar das eleições. Essa contestação deve apresentar as razões (fundamentação) que a motivam, com base nos requisitos exigidos pela Constituição Federal e pela legislação eleitoral para a apresentação de candidatura, inclusive as relacionadas à Lei da Ficha Limpa. O juiz eleitoral vai analisar todos os documentos e decidir se o registro será aceito ou não.

Podem impugnar um registro de candidatura os próprios candidatos, partidos políticos, federações, coligações e o Ministério Público. Além disso, qualquer cidadão ou cidadã pode contestar uma candidatura apresentando uma notícia de inelegibilidade. O prazo para essa ação é de cinco dias após a publicação do edital, e a petição deve ser fundamentada e apresentada no cartório eleitoral.

Prazo para julgamento dos registros

Os juízos eleitorais têm até 16 de setembro para concluir o julgamento de todos os registros. A situação das candidaturas pode ser consultada no site DivulgaCand.


Fale conosco