• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 5 de setembro de 2026

Pedro Abib reacende MDB em meio à crise da legenda em Rondônia, diz Lenzi

A avaliação foi feita pelo secretário-geral da legenda, Luiz Lenzi, que aponta uma mudança no ambiente partidário desde que Abib passou a ocupar o centro da disputa pelo Governo...


Redação

Publicada em: 05/09/2026 11:02:26 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - A candidatura de Pedro Abib ao Governo de Rondônia começa a devolver fôlego a um MDB que há anos convive com perda de espaço, desgaste interno e redução de protagonismo no cenário estadual.

A avaliação foi feita pelo secretário-geral da legenda, Luiz Lenzi, que aponta uma mudança no ambiente partidário, agora favorável, desde que Abib passou a ocupar o centro da disputa pelo Governo.

Segundo Lenzi, a candidatura começou a arrancar entusiasmo de filiados e lideranças que, até pouco tempo atrás, viam o MDB atravessar uma de suas fases mais delicadas em Rondônia.

O partido, que já foi uma das principais engrenagens da política estadual, perdeu musculatura, espaço institucional e capacidade de mobilização. Em algumas regiões, a velha estrutura emedebista parece mais memória do que força eleitoral.

É nesse terreno que Pedro Abib, acrescentou juventude e preparo intelectual à campanha que já caminha com a desenvoltura esperada. Ainda conforme o dirigente emedebista, a candidatura deixou de representar apenas um projeto pessoal e passou a ser tratada internamente como uma oportunidade de reconstrução partidária e possibilidade de vitória.

A missão, contudo, está longe de ser simples. O MDB chega à eleição precisando provar que ainda tem capilaridade, discurso e capacidade de competir com partidos hoje mais estruturados e financeiramente mais fortes.

Para Lenzi, o primeiro sinal de reação já apareceu dentro de casa: a militância voltou a se mexer e lideranças começam a demonstrar maior disposição para entrar na campanha.

O MDB ainda não saiu da crise, mas a candidatura de Pedro Abib começa a funcionar como uma espécie de desfibrilador político da legenda. Se o impulso será suficiente para recolocar o partido no centro do jogo, as urnas responderão.

Por enquanto, ao menos uma mudança é perceptível: o MDB voltou a dar sinais de vida em Rondônia.


Fale conosco