Inep aplica prova do Encceja Exterior nesse domingo, dia 15
18 cidades de 12 países vão ter a oportunidade de participar da prova do Exame
Assessoria
Publicada em: 13/09/2019 11:43:49 - Atualizado
Brasileiros que vivem em 18 cidades de 12 países vão ter a oportunidade de participar da prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) neste domingo, 15 de setembro, para quem vive no exterior. A avaliação é uma boa oportunidade para conseguir a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio para quem não conseguiu concluir os estudos na idade adequada.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC) responsável por elaborar, aplicar e fazer a correção das provas do Encceja. Contudo, por causa da logística, a aplicação do exame fora do país conta com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores.
A prova será aplicada neste domingo em:
Bélgica (Bruxelas), Espanha (Barcelona e Madri), Estados Unidos (Boston, Houston, Nova Iorque e Miami), França (Paris), Guiana Francesa (Caiena), Holanda (Amsterdã), Itália (Roma), Japão (Nagoia, Hamamatsu e Tóquio), Portugal (Lisboa), Reino Unido (Londres), Suíça (Genebra) e Suriname (Paramaribo)
Por que fazer a prova do Encceja Exterior?
O exame serve de base para emitir a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio. Isso pode significar a mudança na vida daquela pessoa. Com a aprovação no ensino médio, é possível concorrer a novas oportunidades no mercado de trabalho, participar do ENEM e lutar por uma vaga nas universidades públicas ou uma bolsa de estudos do ProUni.
Uma outra opção é fazer um teste vocacional e uma avaliação da personalidade para saber qual é a profissão que mais combina com o participante para então construir uma carreira naquela área que tem mais compatibilidade.
Como é a prova do Encceja Exterior?
Para a certificação do ensino fundamental, o participante é avaliado em: ciências naturais, matemática, língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, redação, e história e geografia.
Para os alunos que vão tentar a conclusão do ensino médio, as áreas avaliadas são ciências da natureza e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e redação e ciências humanas e suas tecnologias.
Nos dois casos, o aluno receberá quatro cadernos de provas com 30 questões de múltipla escolha em cada um e deverá desenvolver uma redação.