Fundado em 11/10/2001
porto velho, terça-feira 13 de janeiro de 2026

O corpo do autor Manoel Carlos, criador de novelas de sucesso como Por Amor, Laços de Família e Mulheres Apaixonadas, foi velado neste domingo (11/1) no cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Familiares e artistas aproveitaram a oportunidade para dar o último adeus ao escritor, mas internautas notaram a falta de algumas personalidades.
O diretor Jayme Monjardim, a atriz Lilia Cabral e o ator Tony Ramos foram alguns dos famosos que participaram da cerimônia. No entanto, atrizes que conquistaram o País ao interpretarem as Helenas, como eram chamadas as protagonistas das tramas do autor, não compareceram ao velório.
“Pô, mas esse velório do Manoel Carlos foi tão restrito assim que os únicos amigos da indústria que foram são Tony Ramos, Lilia Cabral e Jayme Monjardim?”, questionou um internauta no X, antigo Twitter. “Cristiane Torloni não participou da homenagem ao Manoel Carlos no Fantástico, não compareceu ao velório”, observou outro.
Play VideoA primeira Helena de Manoel Carlos foi interpretada por Lílian Lemmertz na novela Baila Comigo. A atriz faleceu em 1986. A segunda Helena do autor foi Maitê Proença, em 1991, no folhetim Felicidade.






Em seguida, Regina Duarte viveu a personagem pela primeira vez em História de Amor, de 1995. A atriz repetiu a parceria com Manoel Carlos outras duas vezes: ela foi a Helena de Por Amor e em Páginas da Vida. Cristiane Torloni, Vera Fischer e Taís Araújo também deram vida à personagem. A última Helena do autor foi Julia Lemmertz, filha de Lilian Lemmertz, em 2014.
De acordo com o gshow, o velório de Manoel Carlos não foi aberto ao público. Maneco, como era carinhosamente chamado, morreu aos 92 anos no último sábado (10/1). Ele estava internado no Hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
“É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Manoel Carlos Gonçalves de Almeida, carinhosamente conhecido como Maneco, ocorrido hoje, aos 92 anos. O velório será fechado e restrito à família e amigos íntimos. A família agradece as manifestações de carinho e solicita respeito e privacidade neste momento delicado”, escreveu o perfil Boa Palavra nas redes.
Nas redes, as atrizes lamentaram a morte do escritor. “Você é o melhor da arte, o melhor do mundo”, disse Taís Araújo. “Manoel Carlos me ensinou MUITO sobre mim mesma e também sobre a consistência do ‘feminino’ nas mulheres em geral”, escreveu Regina Duarte. “Leve junto nosso imenso amor e admiração”, afirmou Maitê Proença.