Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 24 de novembro de 2024
Galvão Bueno diria que o Corinthians vive um drama no Campeonato Brasileiro. A frase viral do icônico narrador se aplica perfeitamente à aflição de uma das maiores torcidas do Brasil. Após 24 partidas, o Corinthians soma 22 pontos, com aproveitamento de 30%. De acordo com estudos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de rebaixamento para o Timão são de 66,4% em 26 de agosto de 2024.
Os cálculos dos matemáticos da tradicional instituição mineira estimam que um time precise de pelo menos 46 pontos para que as chances de rebaixamento sejam menores que 1%. Com os dados de classificação atuais, a pontuação de 36 pontos significa rebaixamento na certa.
Vários matemáticos e estatísticos publicam probabilidades sobre futebol. Eles trabalham com variáveis como desempenho recente, em um número determinado de temporadas e aproveitamento como mandante e visitante. O Campeonato Brasileiro, por ser disputado no sistema de pontos corridos em 38 rodadas, produz padrões que se repetem e geram tendências.
O caso do Corinthians é grave por vários fatores. O clube vive uma crise administrativa, política e financeira sem precedentes. Troca mais de treinador do que de uniforme e não consegue estabelecer um projeto consistente de futebol.
Com apenas quatro vitórias, está entre as equipes que menos venceram na competição, junto a Cuiabá e Atlético-GO. Para chegar aos 36 pontos, por exemplo, precisa de mais 14. Numa conta rasa, tem que dobrar seu número atual de vitórias e mais dois empates para alcançar a pontuação que, segundo a UFMG, projeta 100% de chance de queda.