Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
Em ano de Copa do Mundo, o duelo Real Madrid x Paris Saint-Germain, valendo uma vaga nas quartas de final da Liga dos Campeões da Uefa, reúne dois dos principais nomes da seleção brasileira de Tite. De um lado o astro consagrado, do outro o possível sucessor. Nesta quarta, no Santiago Bernabéu, só um vai seguir adiante: Neymar ou Vini Jr.
No jogo de ida, a vitória por 1 a 0 do PSG no Parc des Princes, nenhum dos dois foi o grande protagonista do seu time. Vini Jr sucumbiu diante da tática extremamente defensiva do técnico Carlo Ancelotti, enquanto Neymar, que voltava de uma lesão no tornozelo após dois meses e meio fora do time, entrou apenas no segundo tempo. Ainda assim, teve tempo de dar o passe de calcanhar para Mbappé iniciar a jogada do gol, nos acréscimos.
Agora, Vini Jr e Neymar se reencontram no Bernabéu para saber quem continuará sonhando com um título que tem significado distinto para cada um.
Oito anos e quatro meses mais velho que Vini Jr e há nove temporadas na Europa, Neymar já conquistou uma Champions, em 2014/15, com o Barcelona, tem ouro (Rio-2016) e prata (Londres-2012) olímpicos e uma Copa das Confederações (Brasil-2013) conquistadas com a seleção, além de duas Copas do Mundo disputadas (Brasil-2014 e Rússia-2018). Agora, quer dar ao PSG o título europeu inédito, que escapou há dois anos na derrota para o Bayern de Munique na decisão em Lisboa. E confirmar a virada na carreira após alguns períodos de turbulência e seguidas lesões em momentos decisivos nas últimas temporadas.
Para Vini Jr, tudo é novidade. Aos 21 anos, o atacante revelado pelo Flamengo está em sua quarta temporada no Real Madrid, mas pode-se dizer que é a primeira "de verdade". Hoje, o garoto de São Gonçalo (RJ) é uma das referências do time espanhol, formando com o francês Karim Benzema uma das duplas de ataque mais poderosas do futebol europeu na atualidade. Juntos, eles têm 43 gols (16 do brasileiro) e 21 assistências (nove de Vini Jr) com a camisa merengue na temporada. Não dá nem para comparar com o Vini Jr da temporada passada, de apenas seis gols e sete assistências.