Fundado em 11/10/2001
porto velho, sexta-feira 29 de novembro de 2024
A notícia de que o atacante Júnior Moraes tem negociação avançada para defender o Corinthians mexeu com a torcida. Interessado em conhecer mais sobre o possível reforço alvinegro, torcedores fizeram disparar as buscas na internet com o nome do jogador.
Prestes a completar 35 anos (ele faz aniversário em 4 de abril), Júnior Moraes tem contrato com o Shakhtar Donetsk até junho, mas já está livre para assinar contra outra equipe, graças à autorização da Fifa por conta da guerra na Ucrânia.
Mas não brasileira. Nascido em Santos, no litoral paulista, Moraes se naturalizou ucraniano em 2019. Naquele ano, ele foi convocado pela primeira vez para disputar partidas das Eliminatórias da Euro de 2020, contra Portugal e Luxemburgo.
As federações dos dois países protestaram. Elas alegavam que Moraes não tinha vivido cinco anos na Ucrânia, condição necessária para a naturalização de acordo com o regulamento da FIFA. O atacante tinha atuado no país por quatro anos e oito meses antes de ir para a China e voltar. Porém, a Uefa deu ganho de causa para o jogador e a seleção ucraniana.
Revelado no Santos, Junior Moraes tem passagens por times de diferentes países: Romênia, Bulgária, Ucrânia e China. No Brasil, após subir ao profissional do Peixe, o atacante também atuou na Ponte Preta e no Santo André.
Na Romênia, pelo Gloria, Junior foi eleito melhor atacante do campeonato nacional de 2010, com 18 gols em 32 jogos. Em 2011, no CSKA Sofia, da Bulgária, Junior foi artilheiro e vice-campeão do campeonato bulgáro. Foram 16 gols em 24 partidas.
Junior Moraes teve papel fundamental para a saída dos brasileiros da Ucrânia, que vive uma guerra com a Rússia. Com o domínio da língua local, foi o atacante quem tomou a frente das decisões do grupo de cerca de 40 pessoas abrigadas em um bunker na capital ucraniana.
Em abril de 2021, Junior Moraes viveu um dos capítulos mais difíceis de sua carreira. Durante um treino do Shakhtar Donetsk, o atacante rompeu o ligamento cruzado do joelho direito. Fato que o tirou da disputa da Eurocopa daquele ano.
Dois meses depois, Junior Moraes foi tratar sua lesão no CT Dr. Joaquim Grava. O atacante usou as dependências do Centro de Preparação e Reabilitação Osmar de Oliveira, trabalhando ao lado de Luciano Rosa, antigo fisiologista do Timão e que também estava na Ucrânia.