• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, domingo 6 de outubro de 2024

Quatro boas notícias e um alerta que a "estreia" do Corinthians em 2023 deixa

Timão joga bem diante do fraco Água Santa e vence por 3 a 0, na Neo Química Arena, em noite que Yuri Alberto e Róger Guedes brilharam


ge

Publicada em: 19/01/2023 10:17:43 - Atualizado


Nem parecia o mesmo Corinthians do último domingo. Com reforços importantes e diante de um adversário bem mais frágil do que o Bragantino, a equipe de Fernando Lázaro finalmente "estreou" na temporada na vitória por 3 a 0 sobre o Água Santa, na Neo Química Arena.

Se as críticas depois da primeira rodada do Paulistão foram desproporcionais, agora também não há motivo para euforia. Porém, a atuação da última quarta-feira deixou boas notícias para o torcedor corintiano. Quatro delas se destacam:

Aproximações e inversões

É óbvio: a entrada de Renato Augusto acrescenta qualidade na criação e mais controle de bola ao Corinthians. O camisa 8 atuou aberto pelo lado esquerdo, recebendo o apoio constante de seus companheiros, que se aproximavam para oferecer opções de passe.

A escalação indicava um 4-3-3, mas o que se viu foi a manutenção do 4-4-2 com um losango no meio de campo. Em vez de atuar pelo lado direito, como se imaginava, Adson ficou centralizado, mas com mobilidade. Quando a bola ia para as pontas, ele se deslocava para participar do jogo.

O Corinthians conseguiu em alguns momentos atrair o Água Santa pela esquerda, com tramas entre Renato, Fábio Santos, Maycon e Adson e, rapidamente, virar o jogo, pegando a defesa adversária desprotegida. É a tal "ligação de corredores" que os técnicos falam, e que ficou nítida no primeiro gol.

Participação ofensiva dos laterais

Esse item tem ligação direta com o anterior. Quando o Corinthians tinha a bola na esquerda, Adson e Du Queiroz se aproximavam, arrastando defensores e abrindo um corredor muito bem explorado por Fagner.

O apoio do lateral-direito é uma arma que o Timão não só pode como deve explorar e que foi subaproveitada em momentos recentes.

Isso foi potencializado diante do Água Santa pela fragilidade do lado esquerdo da defesa do time de Diadema. O titular Rhuan foi expulso na primeira rodada, e o reserva, Patrick Brey, machucou o joelho. Assim, o zagueiro Anderson Prestes teve de ser improvisado no setor.

Fábio Santos também ajudou no ataque, mas sendo menos incisivo do que Fagner.

Combinação dos atacantes

Que Róger Guedes e Yuri Alberto se dão bem juntos a gente já sabe desde o ano passado. Mas há motivos para acreditar que, com maior entrosamento, a dupla pode funcionar ainda melhor nesta temporada.

O esquema com que Fernando Lázaro começa 2023 parece potencializar a parceria, já que deixa os dois mais próximos quando o Timão tem a bola.

Guedes tem mais responsabilidade defensiva, tendo que recuar para fechar o lado esquerdo da defesa, mas fica solto para se deslocar quando o Corinthians retoma a posse.


Boa dinâmica no meio

Com Maycon como primeiro volante, o Corinthians teve velocidade e qualidade na saída de bola, algo que não aconteceu diante do Bragantino.

Du Queiroz também esteve em noite inspirada, com desarmes importantes e participação no início de dois gols. Não à toa ganhou um longo abraço de Fernando Lázaro em uma das comemorações.



Fale conosco