Fundado em 11/10/2001
porto velho, domingo 14 de setembro de 2025
PORTO VELHO-RO: Apresentado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo recebeu nesta terça-feira (22) o coordenador do PROCON/RO, Yan Gabriel, que falou sobre as ações do órgão no estado de Rondônia.
De acordo com Yan Gabriel, o PROCON/RO possui várias frentes de atendimento à população, juma vez que a função do órgão é buscar entendimento entre a população e as prestadoras de serviço e fornecedoras de produtos.
“As empresas maiores como bancos e empresas aéreas o prazo de resposta do PROCON/RO é de dez dias, já quando se trata de outras empresas menores o prazo é de trinta dias. Não resolvendo, o consumidor ainda pode fazer uma audiência mediada pelo PROCON”, relatou Yan Gabriel.
Para abrir uma reclamação no PROCON/RO é necessário que o consumidor busque o órgão com seus documentos pessoais e os comprovantes do serviço ou produto consumido. Segundo Yan, o setor bancário e de energia elétrica ainda lideram as reclamações realizadas no PROCON/RO.
Yan Gabriel falou sobre uma questão que vem afligindo a população rondoniense, o cancelamento de voos das empresas Azul e Gol no Estado. Segundo ele o PROCON/RO notificou as empresas e aguarda a resposta em prazo de vinte dias.
“Já fizemos algumas reuniões com o Ministério Público, mas assim, são situações que precisam ser analisadas em um todo, é um efeito dominó”, disse Yan Gabriel.
Outra frente tomada pelo PROCON/RO é o cancelamento dos voos vendidos pela empresa 123 Milhas dentro do estado de Rondônia, de acordo com ele, foi solicitado à empresa o número de voos cancelados em Rondônia.
“Na data de hoje notificamos a 123 Milhas questionando o quantitativo de passagens canceladas para saber quantos consumidores estão sendo prejudicados no estado de Rondônia. No anúncio eles falas que vão reembolsar o consumidor em voucher, mas não pode acontecer porque é uma decisão unilateral e o consumidor não pode ficar com o prejuízo. Questionamos o tempo de resposta aos consumidores e os canais de atendimento”, afirmou Yan Gabriel.
O cidadão que precisar entrar em contato com o PROCON pode ligar no telefone 151 ou entrar na plataforma www.procon.ro.gov.br onde o cliente pode deixar sua denúncia, acessar a legislação do consumidor e até bloquear chamada de telemarketing.
“Além das plataformas virtuais hoje nós estamos em sete gerencias em Rondônia, Ariquemes, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Vilhena, Ouro Preto, Mirante das Serra, Cacoal e Pimenta Bueno”, listou Yan Gabriel.
Caso uma demanda não seja resolvida através da intervenção do PROCON/RO, o cidadão ainda pode buscar o poder judiciário para sanar sua questão.