• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 27 de dezembro de 2025

“A Emater vai além da parte tecnológica”, diz Luiz Cláudio da Agricultura

O presidente da Emater foi o convidado do programa A Voz do Povo


Redação

Publicada em: 27/12/2025 13:02:49 - Atualizado


PORTO VELHO (RO) - Apresentado pelo jornalista e advogado Arimar Souza de Sá, o programa A Voz do Povo desta última sexta-feira (26) recebeu o ex-deputado e atual presidente da Emater, Luiz Cláudio da Agricultura, que falou sobre as ações à frente da entidade que leva tecnologia a fomenta a produção rural.

Ao ser questionado sobre o convite para assumir o comando da Emater, Luiz Cláudio relembrou que a oportunidade surgiu ainda antes da reeleição do governador Marcos Rocha, mas que, naquele momento, optou por permanecer na gestão municipal.

“Antes da reeleição do coronel Marcos Rocha, ele me convidou para a Emater. Porém, por conta de uma decisão errada, preferi ficar em uma pasta da Prefeitura de Porto Velho. Agora aceitei esse desafio de estar à frente de uma entidade que há mais de 50 anos presta um trabalho fundamental para a agricultura familiar”, relatou Cláudio da Emater.

Ao comentar a abrangência do trabalho da entidade, o chefe da Emater destacou que a assistência técnica alcança todo o estado, inclusive as regiões mais distantes.

“A Emater está presente em todos os municípios, inclusive nos distritos do Baixo Madeira, levando o impulsionamento das atividades do produtor rural em todos os setores. Orientamos os produtores, melhoramos a produção e estamos presentes no campo”, destacou Cláudio da Emater.

Falando sobre os números alcançados ao longo de 2025, Luiz Cláudio ressaltou o avanço tecnológico e o impacto direto na vida dos agricultores familiares.

“Nós atendemos mais de dez mil famílias em 2025. Estamos muito avançados na área da tecnologia rural, o que melhorou muito a qualidade da produção, em especial do café, resultado de décadas de pesquisa e investimentos ao longo de 30 anos”, comentou Cláudio da Emater.

Ao abordar os resultados práticos desse avanço, ele enfatizou a importância da parceria com a Embrapa para o fortalecimento do setor produtivo.

“Devido à parceria entre Emater e Embrapa, foi possível que a sociedade colhesse os frutos da qualidade da nossa produção rural. Rondônia hoje está oferecendo uma boa oportunidade de renda para seus produtores”, argumentou Cláudio da Emater.

Tratando dos desafios administrativos da entidade, o gestor chamou atenção para a necessidade de reforço no quadro de servidores.

“A Emater precisa de mais funcionários. Como deixou de ser empresa pública e passou a ser autarquia, ficou mais complicado abrir concurso público, que ficou previsto apenas para o ano de 2027”, relatou Cláudio da Emater.

O chefe da Emater também destacou que o apoio ao produtor rural vai além da assistência técnica e tecnológica.

“Nós estamos dando auxílio além da parte tecnológica, ajudando o produtor rural na busca da aposentadoria e dos benefícios garantidos pelo INSS, o que, na minha concepção, é uma iniciativa muito importante”, disse Cláudio da Emater.

Ao explicar o cenário da produção leiteira na capital, Luiz Cláudio apontou as diferenças regionais do estado.

“A produção de leite em Porto Velho é muito pequena para que seja implantada uma rede de apoio, mesmo com o maior rebanho bovino do estado. A maior bacia leiteira está em Jaru, Nova Mamoré e Machadinho. Em Porto Velho, poucos produtores vieram com essa cultura, dando prioridade ao gado de corte”, comentou Cláudio da Emater.

Encerrando a entrevista, o gestor reforçou o compromisso da Emater com o pequeno produtor e a sustentabilidade ambiental.

“A responsabilidade técnica da Emater tem o foco de aplicar uma tecnologia que seja fácil para o pequeno produtor, sem causar impacto ambiental. É possível produzir mais em áreas menores e, ao mesmo tempo, aumentar a renda. A Emater tem esse cuidado com o nosso povo”, destacou Cláudio da Emater.

Veja A Voz do Povo:


Fale conosco